Banca de DEFESA: ELIA POLIENE CORREIA ARAUJO

DISCENTE: ELIA POLIENE CORREIA ARAUJO
DATA: 07/04/2022
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE EDUCAÇÃO FISICA NO CENTRO DE ENSINO QUILOMBOLA BENEDITO FONTES: um estudo à luz da Lei nº10.639/2003
PALAVRAS-CHAVES: Lei nº 10.639/2003. Educação Física. Relações Étnico-Raciais
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo aborda a implementação da Lei nº 10.639/2003 e as Relações Étnico Raciais nas aulas de Educação Física no Centro de Ensino Quilombola Benedito Fontes, no município de Mirinzal, na mesorregião do Litoral Norte Maranhense, no povoado quilombola Gurutil. Objetivamos desenvolver estratégias teórico-metodológicas para o ensino das relações Étnico-Raciais no contexto da Educação Física a partir das práticas afro-brasileiras à luz da Lei nº10.639.2003. A pesquisa tem um caráter qualitativo, descritivo. Este texto apresenta 2 seções de fundamentação teórica, na qual a primeira seção, intitulada: Educação Física e as Relações Étnico-Raciais, a qual relata a importância de trabalhar a Relações ÉtnicoRaciais na disciplina Educação Física e a segunda sessão: Práticas Corporais da Cultura Africana e Afro-Brasileiras :as possibilidades de trabalhar as práticas como conteúdo Educação Física, baseado nos documentos legais. Quanto à base epistemológica ancoramos nossos estudos nos seguintes interlocutores: Gomes (2005- 2011 - 2012); Grando (2006); Nóbrega (2020); Bento (2011); Arroyo (2016); Neira (2011-2016); Grando; Pinho; Rodrigues (2018) documentos oficiais tais como BNCC, LDB, Caderno de Educação Física do Maranhão (2018). A carência existente na formação em Licenciatura em Educação Física, quanto às práticas corporais afrobrasileira e as Relações Étnico-Raciais, foi gerador de tal investigação. Outro fator que inquietou-nos foi a experiência profissional, em uma escola pública de MirinzalMA, localizada próxima de comunidades Quilombolas. Esta pesquisa está caracterizada como estudo de caso. Utilizamos de Fonseca (2002) para fundamentar a nossa Metodologia. Aplicamos o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), Cerqueira (2004) e observação exploratória como instrumentos de coleta de dados da pesquisa empírica, e aporte teórico-conceitual, para a construção do Caderno de Orientações Didático-Pedagógicas sobre a implementação da Lei nº10.639/2003 e a Educação Física, intitulado de Práticas afro-brasileiras: valores civilizatórios em expressão, que consta subsídios para aulas teóricas e práticas, assim como propostas de avaliações durante e no final do processo. Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus/SARS-COV-2 (COVID 19), o produto educacional não pôde ser aplicado. A sua não aplicabilidade é respaldada na Instrução Normativa nº 04/2020/PPGEEB/UFMA, que torna facultativa a aplicabilidade do produto. O estudo direciona para a implementação da Lei nº 10.639/2003 e as práticas corporais afro-brasileiras, nas aulas de Educação Física, o que ainda não ocorre no lócus da pesquisa, porém a sistematização, contextualização e utilização do caderno proposto pode auxiliar na prática docente. Ele é respaldado nos documentos que orientam a Educação, em nível nacional e estadual.
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Externo à Instituição - MAYRHON JOSÉ ABRANTES FARIAS - UnB