Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO

2022-03-29 16:09:40.562

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO
DATA: 18/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: LEITURA NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira
PALAVRAS-CHAVES: língua portuguesa; linguagem; leitura; sociointeracionismo.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo principal construir um caderno de orientações pedagógicas para o trabalho com a prática de leitura no 6º ano do Ensino Fundamental. Além disso, almejamos verificar como os professores de Língua Portuguesa, do 6º ano da UEB Ministro Carlos Madeira, desenvolvem o ensino da leitura; identificar quais concepções teóricas fundamentam o trabalho desses professores no ensino da leitura e suas implicações para a formação de leitores; e analisar quais estratégias são desenvolvidas no ensino da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de promover a formação de leitores. Assim, tomamos como referência os estudos de Bakhtin (2015), para compreender o conceito de linguagem e suas possíveis implicações na prática leitora. Adotamos o princípio de linguagem como prática dialógica e referenciamos autores contemporâneos que estudam a leitura, como Antunes (2009; 2014), Arena (2010), Fiorin (2020), Kleiman (1989, 2004), Santaella (2019) e Vygotsky (1991, 2001), que oferecem contribuições acerca do sociointeracionismo. Quanto à metodologia, trata-se de uma da pesquisa aplicada, no que concerne à sua natureza; exploratória, no que diz respeito aos seus objetivos; qualitativa, no que tange à sua abordagem; estudo de caso, no tocante aos seus procedimentos. Para materialização desta pesquisa, seguiremos os seguintes passos metodológicos: levantamento bibliográfico; elaboração e aplicação de entrevistas e questionário para coleta de dados; transcrição, tabulação e análise dos dados coletados; elaboração e disponibilização do caderno de orientações pedagógicas. Considerando o processo de desenvolvimento desta pesquisa, ainda não temos dados conclusivos, porém esperamos que ela possa trazer contribuições para estudiosos e profissionais da área, especialmente para professores do Ensino Fundamental, no que se refere à leitura como forma de inserção e de atuação no mundo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1086108 - LUCIANA ROCHA CAVALCANTE
Presidente - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA
Interno - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

fim do conteúdo