Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO

DISCENTE: RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO
DATA: 22/04/2022
LOCAL: SALA 203, BLOCO A, CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO
TÍTULO: O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma proposta teórico-metodológica à luz da Teoria Histórico-Cultural
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Teoria Histórico-Cultural. Linguagem Escrita
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de PósGraduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Desenvolve-se a partir da seguinte questão problematizadora: A partir da Teoria Histórico-Cultural, quais pressupostos teórico-metodológicas podem contribuir para a prática de professores e professoras da última etapa da Educação Infantil em relação ao trabalho pedagógico com a linguagem escrita? Para tanto, tem por objetivo geral: Compreender, a partir da Teoria Histórico-Cultural, os pressupostos teórico-metodológicos que contribuem para a prática de professores e professoras da última etapa da Educação Infantil em relação ao trabalho pedagógico com a linguagem escrita, com vistas a elaboração de Caderno de Orientações Didáticas. Teve como questões norteadoras: como se constituem as concepções de criança e do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil com base na perspectiva histórico-cultural? Quais as concepções teórico-metodológicas sobre linguagem escrita que orientam o trabalho das professoras colaboradoras? Quais atividades referentes à linguagem escrita são priorizadas nas situações de ensino? Elas têm favorecido a construção das bases para sua apropriação? Quais orientações teórico-metodológicas podem subsidiar as práticas que envolvem a linguagem escrita, na última etapa da Educação Infantil, do CEI Aquarela, no município de Alto Alegre do Pindaré – MA. A partir desses questionamentos, incorpora-se como objetivos específicos: Situar as concepções de criança e do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil com base na perspectiva histórico-cultural; Identificar as concepções teórico-metodológicas sobre linguagem escrita que fundamentam o trabalho das professoras colaboradoras; Identificar quais atividades referentes à linguagem escrita são priorizadas nas situações de ensino e se elas têm favorecido a construção das bases para sua apropriação; Elaborar orientações teórico-metodológicos, materializadas em um Caderno de orientações Didáticas, que subsidiem as práticas que envolvem a linguagem escrita, na última etapa da Educação Infantil, do CEI Aquarela, no município de Alto Alegre do Pindaré – MA. A fim de atingir os objetivos a que nos propomos, elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa e terá como metodologia a pesquisa-ação do tipo colaborativa. Os instrumentos para geração de dados serão: a entrevista narrativa, a análise documental e sessões reflexivas. Teremos como colaboradoras da pesquisa, (02) duas professoras e a Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Aquarela, escola situada no município de Alto Alegre do Pindaré – MA. Ressalta-se, que em função da Pandemia da Covid-19, as técnicas serão desenvolvidas no formato virtual, por meio de ferramentas digitais Google Forms e Google Meet. A pesquisa ancora-se em alguns pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, a partir das teorizações de Bakhtin/Volochínov (2006); Geraldi (2000); Vigotski (1988; 1995; 2000; 2007; 2010); Lúria (1988; 2001) Leontiev (1978; 1988); Mello (2004; 2005; 2010), dentre outros.
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO