Banca de QUALIFICAÇÃO: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO

DISCENTE: INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO
DATA: 25/04/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VIDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil no município de São Luís/MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Linguagem escrita. Prática discursiva. Pré-escola
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada “LINGUAGEM ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA: Implicações para o fazer docente em uma Instituição de Educação Infantil do município de São Luís/MA” faz parte do programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem por objetivo geral investigar o processo de apropriação da Linguagem Escrita de crianças da pré-escola em uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de São Luís-MA a partir dos pressupostos da perspectiva discursiva, com vistas à elaboração de um Caderno com recomendações para subsidiar o trabalho docente nessa etapa da educação básica; e como objetivos específicos: situar as concepções de criança, aprendizagem e desenvolvimento e de Linguagem Escrita na Educação Infantil, a partir dos pressupostos da perspectiva discursiva; identificar as concepções teóricometodológicas que as professoras colaboradoras utilizam para organizar e desenvolver as situações de ensino referentes à linguagem escrita e seu processo de apropriação pelas crianças da pré-escola e organizar de forma colaborativa um produto educacional a partir dos pressupostos teóricos que subsidiam a perspectiva discursiva de apropriação da Linguagem Escrita na Educação Infantil. Os objetivos apresentados direcionam para uma abordagem de pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pesquisa do tipo colaborativa. O local de investigação será a Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins (UEB Anexo Ipase de Baixo) tendo como colaboradores os docentes da pré-escola e os docentes suporte-pedagógicos. A entrevista semiestruturada, sessões reflexivas, análise documental contribuirão de forma significativa para o levantamento de dados. As interações ocorrerão virtualmente por meio de ferramentas digitais e aplicativos como Google Forms, Whatsapp e Padlet. A análise dos dados será realizada de forma reflexiva a partir da organização das grandes categorias teóricas e empíricas de estudo. Bakhtin (2003;2006) e Vigotski (1995; 1996; 2008; 2009; 2017; 2018) sustentam teoricamente a pesquisa assim como os estudos de teóricos contemporâneos como Smolka (2012; 2019), Mello (2007; 2009; 2010; 2015) e Baptista (2010; 2017) que apontam aspectos relevantes para a compreensão da escrita enquanto linguagem dialógica e interativa de forma a situar o trabalho pedagógico realizado na Educação Infantil.
Interno - 1818204 - CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA
Presidente - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO