Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYS NAYARA FRAZÃO SILVA
2022-04-07 15:34:48.133
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYS NAYARA FRAZÃO SILVA
DATA: 25/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PROFESSORES
DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma proposta com ênfase nas
práticas pedagógicas inclusivas na UEB Jornalista Neiva Moreira
PALAVRAS-CHAVES: Formação; Aprendizagem; Práticas Pedagógicas; Inclusão;
Professor.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto de dissertação tem como temática a Formação continuada da Educação
Especial para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma proposta
com ênfase nas práticas pedagógicas inclusivas na Unidade Estadual Básica (UEB)
Jornalista Neiva Moreira. O objetivo geral da pesquisa consiste em propor estratégias
de intervenção por meio de uma Sala Virtual de Formação Continuada, Aprendizagem
e Inclusão na área da Educação Especial para professores da sala comum dos Anos
Finais do Ensino Fundamental da SEMED, para fomentar práticas pedagógicas
inclusivas na UEB Jornalista Neiva Moreira. Serve-se de pesquisa de abordagem
qualitativa, utilizando-se de pesquisa exploratória, com finalidade de natureza
aplicada, de forma específica se objetiva construir uma Sala Virtual de Formação
Continuada de Aprendizagem e Inclusão, para fomentar práticas pedagógicas
inclusivas no âmbito do Ensino Fundamental; propor a implantação de uma Sala
Virtual de Formação Continuada, Aprendizagem e Inclusão na UEB pesquisada, de
modo a contribuir em melhoria da formação continuada em práticas pedagógicas
inclusivas dos professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Luís.
Com procedimentos bibliográficos, documental e de campo amparada nos princípios
da pesquisa do tipo Estudo de Caso). O desenvolvimento da pesquisa será de forma
investigativa, com a proposição de um produto para a instituição. Os instrumentos
para coleta de dados serão: entrevista semiestruturada e observação sistemática. Os
benefícios da pesquisa consistem na possibilidade de melhoria da formação
continuada de professores na própria escola e rede de ensino, e sua repercussão em
práticas pedagógicas (mais) inclusivas, bem como se beneficiar de novas
possibilidades de participação e aprendizagem em um novo formato de formação
continuada por meio do produto do estudo a Sala Virtual de Formação Continuada,
Aprendizagem e Inclusão.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU