Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE NASCIMENTO DINIZ

DISCENTE: EDILENE NASCIMENTO DINIZ
DATA: 09/05/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: O ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS SOCIOCOGNITIVAS: proposta de intervenção para professores dos anos finais do Ensino Fundamenta
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência intelectual. Competências sociocognitivas. Metodologias de ensino. Educação Inclusiva.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este projeto tem por objetivo investigar o processo de ensino de estudantes com deficiência intelectual com foco nas competências sociocognitivas com vistas à construção de um E-book com propostas didático-pedagógicas. Para tanto, será realizada um estudo exploratório cujo procedimento centra-se em uma proposta de intervenção que se justifica devido ao atual contexto pandêmico da COVID-19. Assim, o local da pesquisa será a Unidade Integrada Criança Esperança, localizada no município de Raposa-MA. Os participantes da pesquisa serão três professores do ensino fundamental anos finais, uma coordenadora pedagógica e três estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual. Serão utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários como instrumentos de pesquisa, por meio da plataforma Google Forms no seu formato de formulário com objetivo de estruturação da proposta. As principais contribuições da pesquisa se direcionam a elaboração de metodologias de ensino a serem desenvolvidas pelos professores dos anos finais, as quais favoreçam o desenvolvimento das competências sociocognitivas de estudantes com D.I do município de Raposa-MA. Ainda, será proposto aos professores a elaboração de um e-book com metodologias a fim de auxiliar no processo de ensino dos estudantes com D.I, o qual terá como base as competências sociocognitivas baseadas nos estudos de Zilda Del Prette.
Presidente - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA