Banca de QUALIFICAÇÃO: DISRAELY DA SILVA MACHADO FERNANDES

DISCENTE: DISRAELY DA SILVA MACHADO FERNANDES
DATA: 13/05/2022
LOCAL: FERRAMENTA EXECUTIVA DE VÍDEO GOOGLE MEET
TÍTULO: A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA NO CONTEXTO DE METODOLOGIAS BILÍNGUES PARA ESTUDANTES SURDOS: Uma proposta didático-pedagógica na Unidade Integrada Duque de Caxias
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo; Surdez; Libras.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa aborda a temática da Língua Portuguesa na modalidade escrita para estudantes surdos, tendo como locus a instituição Unidade Integrada Duque de Caxias, no município de São Luís (MA). O objetivo principal do trabalho é investigar sobre metodologias bilíngues no ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita, para estudantes surdos com vista à elaboração de um Caderno de Orientações Pedagógicas para os docentes da escola pesquisada. A pesquisa partiu do seguinte questionamento central: De que forma um Caderno de Orientações Pedagógicas sobre metodologias bilíngues no ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita para estudantes surdos poderá orientar os docentes e demais profissionais da Unidade Integrada Duque de Caxias?A referida pesquisa se fundamenta em estudos relevantes à temática, a citar: Almeida (2020), Montoan (2015), Moura (2015), Honora (2014), Damázio (2007), Santana (2007), Quadros (2008), Carvalho (2005) e Goldfeld (2002). O percurso metodológico refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo método de abordagem será o estudo de caso, no que tange a abordagem metodológica para se atingir os objetivos da pesquisa a mesma utilizará a intervenção pedagógica, os instrumentos de coleta de dados aplicados na proposta estão pautados na observação participante, nas entrevistas semiestruturadas e nos questionários. O estudo está dividido nesta atual fase de cinco seções. Na primeira apresenta-se a estrutura geral da pesquisa, seguida da justificativa, problemática e os objetivos. A segunda seção apresenta, através de um levantamento de produções recentes, o que dizem as produções acadêmicas acerca do tema. A terceira nos permite conhecer abordagens históricas legais da surdez, bem como oportuniza observar os aspectos teóricos-metodológicos da Língua Portuguesa e da Língua de sinais. A quarta seção compreende os aspectos metodológicos e o seu processo, ressaltando a construção e descrição do produto proposto. A quinta seção descreve o cronograma da pesquisa.
Interno - 2146268 - FRANCISCA MORAIS DA SILVEIRA
Presidente - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA