Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMARIO SILVA BARROS

DISCENTE: ROMARIO SILVA BARROS
DATA: 17/05/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A (CIÊNCIA) POLÍTICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (Unidade Plena Vargem Grande
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Sociologia . Ciência Política. Ensino Médio. E-book
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa apresenta uma discussão sobre o ensino de temas relacionados a Ciência Política nas aulas de Sociologia do Ensino Médio realizada no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (Unidade Plena Vargem Grande) na intenção de se produzir em colaboração com os docentes e discentes, e-book com categorias e conceitos da Ciência política com orientações teórico-metodológicas para serem utilizadas como material de apoio nas aulas de sociologia. O estudo está organizado em sete capítulos. O primeiro descreve a Introdução, na qual apresentamos as escolhas teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. O segundo capítulo trata sobre os fundamentos conceituais acerca do currículo, destacando as teorias curriculares. No primeiro subcapítulo, discorremos sobre as diretrizes do Ensino Técnico e Profissional e seguida, no segundo subcapítulo, apresentamos os pressupostos históricos e a organização das atividades pedagógicas no IEMA. O terceiro capítulo trata do histórico do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando as novas perspectivas de organização curricular apresentadas pela BNCC. No quarto capítulo, discorremos sobre a Ciência Política e os principais conceitos trabalhados nas aulas de Sociologia do Ensino Médio: Democracia, Cidadania e Participação social. Em seguida, no quinto capítulo à Metodologia, apresentamos no primeiro subcapítulo a caracterização da UP Vargem Grande - IEMA; Na segunda, a Metodologia da Pesquisa; No terceiro, a descrição do produto da pesquisa, o e-book para a utilização nas aulas de sociologia no Ensino Médio. Em seguida, no sexto capítulo descrevemos o Plano da Dissertação, o qual mostrou todas as fases e ações realizadas e que ainda pretendemos realizar até a defesa final da pesquisa. Na parte final, sétimo capítulo, descrevemos o cronograma da pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Apple (2006), Bodart (2021), Bodart; Cigales (2017), Feijo (2020), Forjax (1997), Keinert e Silva (2010), Lessa (2010), Meucci (2013); Santos (2002), Silva (2015), Valmore (2016). O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será o Estudo de Caso Instrumental. Os sujeitos da pesquisa serão os professores de Sociologia do Ensino Médio da Unidade Plena Vargem Grande e os discentes da UP Vargem Grande.
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES