Banca de QUALIFICAÇÃO: ENIMEYRE DE MELO CAVALCANTI

DISCENTE: ENIMEYRE DE MELO CAVALCANTI
DATA: 24/05/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO DISPOSITIVO DE EFETIVAÇÃO DA LEI 10639/2003: uma proposta de ensino a partir das memórias literárias quilombolas de Jamary dos Pretos – MA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Lei 10639/2003. Literatura Afro-brasileira. Memórias literárias quilombolas.
ÁREA: Educação
RESUMO: pesquisa investiga a Literatura Afro-brasileira como dispositivo de efetivação da Lei 10639/2003, no Centro de Formação Quilombola por Alternância em Turiaçu, Maranhão. A pesquisa, deste modo, analisa o ensino de Literatura Afro-brasileira no Centro de Formação Quilombola por Alternância (CFQ) Raimundo Sousa, tendo em vista a construção de uma proposta de ensino, através das memórias literárias da comunidade quilombola Jamary dos Pretos, localizada em Turiaçu, Maranhão. O estudo está organizado em seis seções. A primeira seção descreve a Introdução, na qual apresentamos as motivações, a relevância, a problematização e os objetivos desta pesquisa. A segunda seção analisa os fundamentos conceituais sobre Literatura Afrobrasileira: contextos e características gerais. A terceira seção aborda a inserção da Literatura Afro-brasileira no currículo do Ensino Médio, enfatizando alguns documentos orientadores e normativos importantes para a construção do debate. A quarta seção discute os passos metodológicos da pesquisa, tais como, a caracterização do CFQ Raimundo Sousa, o tipo de pesquisa (qualitativa, estudo de caso instrumental e aplicada), os sujeitos participantes da investigação (professora de Literatura do Ensino Médio), a gestora escolar e os moradores mais antigos da comunidade. Como instrumentos de coletas de dados utilizaremos entrevistas semiestruturadas, questionários, observação sistemática e para análise dos dados adotaremos a análise do conteúdo. Realizaremos o Caderno “Memórias literárias de Jamary”, como produto da pesquisa, a ser construído a partir das histórias contadas pelos moradores. A seção encerra-se com o Produto Educacional da Pesquisa. A quinta seção apresenta o Plano de Dissertação, o qual descreve as etapas a serem realizadas. A sexta seção descreve o cronograma da pesquisa. A tessitura desta pesquisa está baseada teoricamente nos estudos acadêmicos de Duarte (2008, 2011), Gomes (2006, 2010), Munanga (2008, 2009), Silva (2005), dentre outras (os) e nos documentos orientadores que definem a inserção e aplicabilidade da Lei 10.639/03.
Interno - 409.044.663-53 - CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 3426390 - ELISANGELA SANTOS DE AMORIM