Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA SOUZA SILVA

DATA: 26/05/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: APRENDER BRINCANDO: Alfabetizando com o teatro de bonecos
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental. Formação de professores. Ensino de Ciências. Alfabetização Midiática
ÁREA: Educação
RESUMO: A formação para Alfabetização Midiática dos professores é condição necessária para a compreensão e o uso das mídias digitais em todas as áreas do ensino. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os processos de Alfabetização Midiática (AM) no contexto da formação dos professores que lecionam Ciências do Ensino Fundamental (EF) na Escola Municipal Paulo Freire, em Imperatriz/MA, com vistas a construir uma caixa virtual de padlets sobre mídias digitais no ensino de Ciências. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia Estudo de Caso. As participantes da pesquisa são professoras que lecionam Ciencias da Natureza, nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire, no município de Imperatriz. Para coleta de dados foram escolhidos dois instrumentos, o questionário e a entrevista. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Contúdo de Bardin (2016). Os referenciais teóricos da análise de dados são documentos lançados pela UNESCO, Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores (2013) e Alfabetização Midiática e Informacional: diretrizes para a formação de políticas e estratégias (2016). Como resultados parciais, obtidos com o questiónario, constatou-se que as professoras participantes da pesquisa, receberam formação para o uso das mídias nas aulas de Ciências da Natureza e que elas utilizam as mídias como recursos pedagógicos. Também foi possível perceber nas respostas a presença de algumas habilidades importantes para alcaçar as competências descritas pela UNESCO (2013), para o desenvolvimento da Alfabetização Midiática (AM). Para analisar a Alfabetização Midiática (AM) das professoras do Ensino Fundamental no contexto da formação continuada, com mais profundidade, será aplicado o segundo instrumento de coleta de dados, a entrevista.
Presidente - 2806075 - JOAO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JUNIOR
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA