Banca de QUALIFICAÇÃO: EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO

DISCENTE: EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO
DATA: 27/05/2022
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: Ensino de ciências para surdos numa perspectiva de inclusão desenvolvida em escolas públicas do município de Codó-Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino de Ciências. Inclusão. Surdos
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa é um estudo de caso sobre a inclusão educacional de estudantes surdos matriculados no Ensino Fundamental II no processo de ensino de Ciências nas escolas públicas municipais da cidade de Codó (MA). Apresenta as seguintes questões de investigação: Que concepções teóricas e metodológicas sobre educação inclusiva no ensino de Ciências os docentes das escolas de Codó possuem? Que entendimentos teóricos e práticos sobre a Libras no ensino de Ciências os intérpretes das escolas de Codó possuem? De que forma os conteúdos referentes ao ensino de Ciências estão sendo trabalhados frente às propostas da educação inclusiva para surdos? De que maneira a pesquisa a ser realizada poderá criar um recurso didático para o ensino de Ciências que possa ser desenvolvido em forma de procedimentos, promovendo a acessibilidade aos estudantes surdos? O objetivo geral é analisar o formato das práticas educacionais do ensino de Ciências para surdos implementadas no dia a dia das escolas públicas municipais da cidade de Codó (MA), com a intenção de incentivar a pesquisa sobre inclusão para este público-alvo, e criar como produto educacional um Livro Paradidático em Libras para o ensino de Ciências sobre o estudo de Fotossíntese enquanto conteúdo necessário para a formação científica. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o procedimento de contato com as escolas e com os colaboradores da pesquisa foi realizado de forma (hibrida) e os questionários encaminhados por meio das ferramentas de comunicação virtual (E-mail e WhatsApp). O lócus de estudo é constituído pelo polo de escolas de Ensino Fundamental II que compõem a zona urbana da cidade. Sendo assim, os colaboradores da pesquisa são intérpretes de Libras e os/as professores/as de Ciências das escolas comuns. Como base teórica e subsídio para as análises, utilizamos os seguintes autores e autoras: Goldfeld (1997), Mantoan (2003), Ramos (2016), Carvalho (2014), Gesser (2012), Quadros (2019), Skliar (2015), Honora (2014), Lacerda et al. (2021), Chassot (2003), Carvalho (2020), Cachapuz et al. (2015), Delicoizov e Angotti et al. (2018), Soares e Valle (2020), Krasilchick (2000). Espera-se que esta investigação possa trazer contribuições significativas acerca do ensino de Ciências inclusivo para os estudantes surdos no município de Codó, principalmente na prática pedagógica dos docentes e na mediação da comunicação do intérprete de Libras, no sentido de promover a acessibilidade aos surdos.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2339735 - KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA