Banca de DEFESA: HELLEN ROSE DE SOUSA LIMA

DISCENTE: HELLEN ROSE DE SOUSA LIMA
DATA: 20/06/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA EMOÇÃO E AFETO NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (ES) DE ARTES VISUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Formação de professores. Artes Visuais.
ÁREA: Educação
RESUMO: Através da presente pesquisa investigou-se a Educação Emocional na escola, a partir dos relatos de práticas pedagógicas de professoras (es) de Artes Visuais. O objetivo foi construir uma proposta de intervenção pedagógica sobre a Educação Emocional, visando elaborar um Caderno de Orientações Pedagógicas contendo propostas metodológicas para a formação continuada de professoras (es) de Artes Visuais, além de informações pensadas a partir das entrevistas realizadas com estes professores. Como referência para este estudo investigativo, considerou-se as perspectivas teóricas psicoevolucionistas, cognitivas e sociais, ao se abordar as discussões em torno das dificuldades emocionais dos professores, estrutura e transformação face ao cenário pandêmico ao qual a educação perpassa por profundas mudanças em ocasião do Ensino Remoto Emergencial e isolamento. Fundamentou-se em estudos de Barbosa (2019), Chamlian (2008), Damásio (2012), Dewey (2010), Ekman (2011), Goleman (2012), Gardner (2007), Imbernón (2011), Ledoux (2007), Nóvoa (2002), Read (2016), Santos (2020), Sartre (1905), Vigotsky (1975), Wallon (1995), dentre outras (os) teóricas (os). O percurso metodológico, caracterizou-se como pesquisa qualitativa, aplicada e descritiva, que elegeu como sujeitos participantes professoras (es) de Artes Visuais de escolas públicas de São Luís. Os instrumentos de coletas de dados foram: entrevistas semiestruturadas, questionários e oficinas criativas. Após análise dos dados através de gráficos, verificou-se que os resultados foram significativos, permitiu inferir que embora a prática tenha sido necessária para a não estagnação das atividades acadêmicas no período de pandemia, foi cercada por desafios, marcada pela dificuldade de acesso, ampliando as desigualdades sociais já existentes em nosso país. O Ensino Remoto foi considerado propulsor de transtornos à saúde emocional de acordo com relatos de participantes, expressando as dificuldades emocionais em ensinar diante do contexto pandêmico.
Externo ao Programa - 1356212 - CARLOS SANTOS LEAL
Interno - 407768 - CENIDALVA MIRANDA DE SOUSA TEIXEIRA