Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA

DISCENTE: VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Ferramenta Executiva de Vídeo Google Meet
TÍTULO: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: um diálogo sobre a proposição de formação continuada na SEMED de Alto Alegre do Pindaré - MA
PALAVRAS-CHAVES: Coordenação pedagógica. Formação continuada. Formação de formadores.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada Coordenação Pedagógica e Formação Continuada: um diálogo sobre a proposição de formação continuada na SEMED de Alto Alegre do Pindaré–MA, pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral analisar os desafios encontrados pelos Coordenadores de Núcleo da SEMED de Alto Alegre do Pindaré, para a realização das formações continuadas para os Supervisores das Escolas da Rede Municipal de Ensino, com vistas à elaboração de recomendações teórico-metodológicas que contribuam para a proposição de processos formativos para os professores, materializadas em um caderno pedagógico de recomendações didático formativas. Apresentaremos aqui apenas os dados referentes aos objetivos específicos já alcançados, que são: Caracterizar o trabalho de formação continuada desenvolvido pelos Coordenadores de Núcleo da SEMED, junto aos Supervisores do Ensino Fundamental de Alto Alegre do Pindaré identificando seus principais desafios; Identificar as concepções teórico-metodológicas sobre formação continuada que orientam e as que podem orientar as propostas de formação oferecidas pelos Coordenadores de Núcleo da SEMED, juntos aos Supervisores das escolas da rede de Ensino Municipal. Para alcançamos o nosso propósito, elegemos enquanto metodologia alguns pressupostos da pesquisa ação na vertente colaborativa, com base em Ibiapina (2008-2016). Entretanto, pretendemos interagir com os coordenadores pedagógicos/formadores da SEMED, colaboradores desta pesquisa e produzirmos coletivamente tais recomendações teórico-metodológicas. Por conta da Pandemia do COVID-19, tivemos que optar pela geração dos dados empíricos iniciais lançando mão de instrumentos como: Google Meet, WhatsApp, Google forms para a realização das reuniões pedagógicas e entrevista narrativa. Para nossa fundamentação teórica no decorrer deste percurso até aqui, nos apoiamos nas contribuições de Imbernón (2011), Tardif (2018), Placco (2015), Pimenta (2007), André (2016), Freire (2018), Almeida (2015) que apresentam concepções e estratégias sobre a formação continuada para os profissionais da educação, bem como outros autores que durante o processo investigativo também se fizerem necessário. Os resultados parciais já produzidos, apontam a realização de parte da fundamentação teórica e dados do diagnóstico, nestes são evidenciados os dilemas e concepções que rodeiam e iluminam respectivamente o trabalho e/ou processo de formação continuada realizados pelos profissionais da educação de Alto Alegre do Pindaré, sobre o que já começamos a apontar perspectivas teóricas para promover superações.
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS