Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: CONCEIÇÃO DE MARIA OLIVEIRA SOUZA

2022-06-22 10:24:00.563

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCEIÇÃO DE MARIA OLIVEIRA SOUZA
DATA: 18/07/2022
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: FACES E INTERFACES DA LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: intervenções pedagógicas para o processo ensino aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Arte Educação, Educação Infantil, Currículo, Artes Visuais.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata de propor um diálogo contínuo sobre quais percursos pedagógicos envolvendo teoria e prática são pontos de desenvolvimento para aprendizagem de crianças pequenas sob a égide do componente curricular Arte. Com a premissa de observar, relacionar, seccionar, estruturar, organizar o currículo de Arte, pretende-se com a escuta pedagógica, alcançar o objetivo de analisar e conhecer a práxis educativa dos(as) professores(as) criancistas, propondo uma “reorganização curricular” como liame de Intervenção pedagógica. Serviram de base para esta intervenção “artística pedagógica”, na escola lócus da pesquisa, UEB “Meus Amiguinhos”, as memórias e narrativas como arte educadora por 16 anos na Educação Infantil. Como propósito de alargar os sentidos e questionamentos acerca da importância do currículo do componente Arte na Educação infantil, elaboraremos colaborativamente um e-book, contendo um percurso rizomático caracterizando possibilidades contemporâneas e históricas das Artes Visuais como um “guarnicê” para o alcance do ensino sistemático da Arte enquanto pulsão cultural para a Educação Infantil. O estudo está organizado em 7 seções. A primeira descreve a Introdução, na qual apresentamos a estruturação teórica, e organizativa do texto. A segunda seção apresentamos o histórico dos caminhos que a Educação Infantil vem se denominando e como subseção sinalizamos as diferentes concepções sobre o direito de ter infância, direitos de ser criança. Nos situa sob o aspecto das Leis e documentos curriculares sobre a Educação Infantil, assim como em subseções discorremos sobre as concepções históricas sobre o ensino da Arte na terceira seção. A quarta seção aborda sobre a Formação do professor e o desenvolvimento da Arte. Na quinta seção damos enfoque sobre as Narrativas rizomáticas na prática educativa dos professores e a utilizamos enquanto aporte teórico metodológico. A sexta seção retrata a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em subseções: A caracterização da UEB Municipal “Meus Amiguinhos”; a metodologia da Pesquisa; A descrição do produto da pesquisa, o e-book de orientações Midiáticas para a utilização dos alunos(as) e professores(as). A sétima seção descrevemos o Plano da Dissertação, o qual mostramos todas as fases e ações realizadas e que ainda pretendemos realizar até a defesa final da pesquisa. Na oitava e descrevemos o cronograma da pesquisa. As principais bases teóricas bibliográficas utilizadas foram: Vigotski (1991); Dewey (1980); Barbosa (1991); Canteras (2009); Bronfenbrenner (1996); Imbernón (2011) entre outros. O método de procedimento da pesquisa a ser adotado será a pesquisa de Intervenção. Os sujeitos da pesquisa serão as crianças pequenas da Educação Infantil, os(as) professores(as) da Educação Infantil, o(a) gestor(as) escolar e o(a) coordenador(a) pedagógico(a). Os instrumentos de coleta de dados serão a observação sistemática, as entrevistas, os registros escritos e gráficos, assim como as fotografias. A análise e Interpretação dos dados se dará por meio de quadros infográficos, relatórios, portfólios, midiáticos e fotografias.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Interno - 2735700 - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA
Presidente - 2412979 - MARIA JOSE ALBUQUERQUE SANTOS

fim do conteúdo