Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA TICIANE SILVA DA SILVA

2022-07-05 15:04:52.381

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA TICIANE SILVA DA SILVA
DATA: 28/07/2022
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA EXECUTIVA DE VÍDEO CONFERÊNCIA GOOGLE MEET
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM PAÇO DO LUMIAR/MA: o ensino por meio dos gêneros do discurso - 3º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Gêneros do Discurso.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa intitulada ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM PAÇO DO LUMIAR – MA: o ensino por meio dos gêneros do discurso - 3º ano do ensino fundamental, é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo geral compreender como desenvolver o processo de alfabetização tendo o texto como unidade básica de ensino na perspectiva discursiva de linguagem, com vista a elaborar, a partir de uma intervenção colaborativa, orientações didáticas que subsidiem os professores do 3º ano do ensino fundamental. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa-ação na vertente colaborativa, com base em Ibiapina (2005, 2008, 2016), pretendemos interagir com os professores colaboradores de uma escola da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar - MA para em colaboração produzirmos tais orientações. Por conta da pandemia do Coronavírus, optamos, para a geração de dados, por instrumentos como: reuniões pedagógicas, a entrevista narrativa, uma intervenção colaborativa por meio de sessões reflexivas que serão planejadas e executadas no decorrer do processo investigativo com os professores colaboradores. Para nos ajudar na fundamentação teórica nesse percurso elegemos outros colaboradores como Geraldi (2001), Bajard (2007, 2012, 2014), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Goulart (2020), Jolibert (1994), Smolka (1993, 2003, 2012), Frade (2007), Soares (2003), Bakhtin (2000), que abordam sobre as concepções de linguagem e o processo discursivo e dialógico durante o processo de apropriação da leitura da escrita. E outros autores que no decorrer do processo se fizerem necessários. Nesse Projeto de Dissertação apresentaremos apenas 6 (seis) seções assim distribuídas: a primeira seção contendo a Introdução do trabalho. Na segunda seção apresentamos um diálogo sobre as concepções de linguagem, alfabetização e de texto que defendemos. Na terceira sessão iremos fazer uma relação entre os gêneros do discurso e a ação pedagógica do alfabetizador. Na quarta seção descrevemos o percurso metodológico para a materialização deste trabalho bem como o produto da pesquisa. Na quinta seção trazemos o Plano de Dissertação, contendo o desenho da pesquisa como um todo, no que conseguimos vislumbrar até aqui. Segue também como última seção o cronograma da pesquisa. A partir da seção teórica produzida, os resultados parciais da pesquisa apontam os dilemas e as concepções que rodeiam e iluminam respectivamente o processo de alfabetização, sobre o que já começamos a apontar perspectivas teóricas para promover superações.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352588 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES
Interno - 2371800 - HERCILIA MARIA DE MOURA VITURIANO
Interno - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS

fim do conteúdo