Banca de DEFESA: HUGO PEREIRA LIMA

DISCENTE: HUGO PEREIRA LIMA
DATA: 26/07/2019
LOCAL: Auditório do ICMar
TÍTULO: CIRCULAÇÃO HIDRODINÂMICA NO COMPLEXO ESTUARINO DE SÃO MARCOS (MA –BRASIL)
PALAVRAS-CHAVES: Correntes,estrutura termohalina,transporte de sal, classificação, macromaré
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
SUBÁREA: Oceanografia Física
ESPECIALIDADE: Variáveis Físicas da Água do Mar
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo estudar a variação temporaldas propriedadeshidrográficas, material particulado em suspensão (MPS), oxigênio dissolvido (OD)e da circulação,durante ciclos completos de maré (13 horas) ao longo do Complexo Estuarino de São Marcos (CESM), em diferentes regimes pluviométricos. Para esse estudo foram realizados dois fundeios, localizados ao norte(F-I)e ao sul(F-II)no CESM, durante o período chuvoso (Fevereiro), final do chuvoso (Junho) e seco (Novembro), doanode 2017. Os dados daestrutura termohalina e OD foram adquiridos comum CTD (EXO2, YSI, Ohio, USA), a circulaçãoestuarinafoi medida com um ADCP de 500kHz (Sontek, YSI, CA, USA) e as amostras de água para determinação do MPS foram obtidas com o auxílio de uma garrafa do tipo Niskin, em superfície e a 1metro do fundo. Os perfis da velocidade da componente longitudinal (u) apresentaram um escoamento bidirecional, com uma pequena predominância das correntes de vazante (u>0) sobre as de enchente (u<0). Geralmente, o Fundeio –Iapresentou valores médios maiores que o Fundeio –II, com as médias em (F-I) variando entre -0,87 ms-1na enchente a0,96ms-1na vazante, enquanto que (F-II) apresentou valores médios de -0,60 a0,71ms-1. Os dados da estrutura termohalina mostraramum comportamento quase homogêneo na vertical e pequena distinçãoentre os fundeios(F-Ie F-II)ao longo das três campanhas. As temperaturas variaram entre 27,8e 30,5°C, salinidades variaram entre 16,0 e 35,5gkg-1e sigma-tentre 7,63 a 22,49 kgm-3.A análise dos índices termohalinos sugerem a presença de duas massas de água, umaÁgua Costeira (AC) durante os períodos chuvoso e seco, enquanto que no final do períodochuvosonotou-sea presença deumaÁgua de Rio(AR).Naregiãoforam observadaselevadasconcentrações de MPS(>1.000 mgl-1), com valores médios maiores que 230mgl-1ao longo das 13 horas coletadas. As maiores concentrações de MPS foram notadas noperíodo secoe próximo ao fundo na coluna d’água.O ambiente manteve elevadas concentraçõesdeoxigênio dissolvido (OD>190 μmolkg-1), apesar dos elevados valoresde MPSencontrados na região, estando estes dentro dos limites mínimosestabelecidospelo órgão regulador(CONAMA).O número de Richardson por camada indicouuma condição de instabilidade verticalao longo de todo o estudo realizado no CESM, corroborando com os resultados da Anomalia da Energia Potencial (7,0x10-6a 1,1x10-5J m-3s-1). No geral, este ambiente foi classificado como do tipo 1a(bem misturado e fracamente estratificado), com exceção de umfundeio no mês de novembro (F-I), que acabou sendo classificado como 2a(parcialmente misturado e com fraca estratificação vertical).As principais parcelasresponsáveis pelo transporteadvectivode sal foram:descarga fluvial(2,33 a 41,06kgm-1s-1),deriva de Stokes(-35,95 a -0,40kgm-1s-1)e correlação de maré (-6,05 a 2,04kgm-1s-1). A descarga fluvial foi o principal mecanismo exportador de salda região, enquanto que a deriva de Stokes foi o principal mecanismo importador de sal, apresentando um sentido contrário ao esperado.O esforço amostral realizado no presente estudo representou um grande passo para o entendimento das mudanças que ocorrem no transporte hidrodinâmico e de materiais em estuários de macromaré localizados na interface Amazônia Semiárido.
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO PERES TEIXEIRA - UFC
Presidente - 1978142 - FRANCISCO JOSE DA SILVA DIAS