Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS RODRIGUES ROCHA

2022-02-09 17:07:29.317

DISCENTE: LAIS RODRIGUES ROCHA
DATA: 14/02/2022
LOCAL: Via Remota (Google Meet - Link da sala: https://meet.google.com/cbw-rvpk-fzh)
TÍTULO: COMPOSIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA MACROFAUNA BÊNTICA DA PLATAFORMA CONTINENTAL DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Parâmetros ambientais, massa d’água, sedimento, hidrodinâmica
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
RESUMO: Este estudo apresenta uma avaliação sobre a composição e distribuição espacial da macrofauna bêntica na Plataforma Continental do Maranhão com base em dados bióticos e abióticos. Para tanto, foram realizados três transectos amostrais com um total de 24 pontos de coletas, com profundidade variando de 17 a 75 m, durante o período chuvoso. Foram coletados sedimentos para análise da macrofauna bêntica, granulometria e matéria orgânica e água para a analises de temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido e material particulado em suspensão. Os resultados sugerem um ambiente homogênea, com predominância de areia e pouca concentração de matéria orgânica, altas temperaturas, elevada salinidade, bem oxigenado e com baixas concentrações de material particulado em suspensão. No entanto, marcado espacialmente pela presença de 3 massas d’ água: água de rio, água costeira e água tropical. A abundância relativa da macrofauna bêntica coletada ao longo da área amostral foram de 201.288 organismos, sendo gastropoda e bivalvia os principais grupos encontrados, totalizando 99% da abundância relativa geral. Em relação aos descritores ecológicos foi possível observar baixa riqueza (S<5) e diversidade (H’<1), com distribuição desuniforme dos grandes grupos, representado pela baixa equitabilidade (J’<0,5) e elevada dominância (Do>0,5). Quanto a influência dos parâmetros ambientais sobre a macrofauna bêntica, é possível observar uma maior abundancia de bivalvia associada com os parâmetros areia, temperatura e OD, e de gastropoda associada com MPS, MO, cascalho e profundidade. Já em ralação a presença das três massas d’água, nenhuma relação foi observada com a distribuição espacial da macrofauna.
Externo à Instituição - ANDREA CHRISTINA GOMES DE AZEVEDO CUTRIM - UEMA
Interno - 1978142 - FRANCISCO JOSE DA SILVA DIAS