Banca de DEFESA: LAIS RODRIGUES ROCHA

2022-07-04 15:43:35.55

DISCENTE: LAIS RODRIGUES ROCHA
DATA: 18/07/2022
LOCAL: Via Remota - Google Meet (Link da sala - https://meet.google.com/gev-toui-iik)
TÍTULO: Composição e Distribuição Espacial da Macrofauna Bêntica da Plataforma Continental do Maranhão, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Índices Ecológicos; Parâmetros ambientais; Massa d’água; Gastropoda; Bivalvia
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
RESUMO: Este estudo apresenta uma avaliação sobre a composição e distribuição espacial da macrofauna bêntica na Plataforma Continental do Maranhão. Ao todo foram obtidas 24 amostras distribuídas em três transectos durante o período chuvoso de abril de 2019, a bordo do navio Ciências do Mar II. A caracterização ambiental sugere um ambiente com variação espacial homogênea como predominância de areia, alta hidrodinâmica, baixa concentração de matéria orgânica, alta temperatura (>21,9 °C), elevada salinidade (>17 g kg -1 ), bem oxigenado (>6,2 mg L -1 ), e com a influência de três massas de água: água de rio, água costeira e água tropical. A abundância relativa da macrofauna bêntica foram de 201.288 organismos, distribuídos em 6 grupos taxonômicos. Dentre os principais grupos, Gastropoda exibiu a maior abundância (59%), seguido de Bivalvia (30%). Os índices ecológicos indicam um ambiente com baixa riqueza (S<5) e diversidade (H’<1), com distribuição heterogênea dos grandes grupos, representado pela baixa equitabilidade (J’<0,5) e elevada dominância (Do>0,5). Quanto à influência dos parâmetros ambientais sobre a macrofauna bêntica é possível observar uma maior abundância de Bivalvia associada com os parâmetros areia, temperatura e oxigênio dissolvido, e de Gastropoda associada com material particulado em suspensão, matéria orgânica, cascalho e profundidade.
Externo à Instituição - ANDREA CHRISTINA GOMES DE AZEVEDO CUTRIM - UEMA
Interno - 1978142 - FRANCISCO JOSE DA SILVA DIAS