Banca de DEFESA: KASSANDRA KELEN BORGES

2023-02-27 17:48:01.354

DISCENTE: KASSANDRA KELEN BORGES
DATA: 01/03/2023
LOCAL: Via Remota (Google Meet - Link da sala: https://meet.google.com/rsx-qiiu-ttb?hs=224)
TÍTULO: CIRCULAÇÃO HIDRODINÂMICA E TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NO ESTUÁRIO DO RIO PARNAÍBA, PI
PALAVRAS-CHAVES: Hidrodinâmica; Estuário; Mesomaré; Granulometria
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
RESUMO: Os estuários estão entre os ecossistemas costeiros mais produtivos e hidrologicamente dinâmicos ao longo da interface continente-oceano, isso, devido às descargas fluviais, efeito da precipitação, variação das marés e ação dos ventos. O padrão de circulação e mistura nos ambientes estuarinos são fundamentais para o controle da distribuição e transporte de materiais. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a circulação hidrodinâmica e o transporte sedimentos de fundo e em suspensão do estuário do rio Parnaíba, PI, durante os períodos de chuva, transição e seca no ano de 2018. Para aquisição dos dados foram determinadas 8 (oito) seções transversais ao escoamento e 8 (oito) estações hidrográficas. Foram mensurados parâmetros de Temperatura, condutividade e profundidade com auxílio de um CTD e para aquisição dos dados da interação continente - oceano foi utilizado um ADCP. As concentrações do Material Particulado em Suspensão (MPS) foram obtidas por gravimetria e para a coleta de sedimentos foi utilizado uma draga de Gibbs. A análise granulométrica foi realizada pelo método de peneiramento e tratados no Software R. E posteriormente, as amostras foram analisadas no Diagrama de Pejrup. A variação da estrutura termohalina no período de chuva indicaram intenso aporte fluvial, enquanto que nos períodos de transição e seca houve maior influência da água marinha. As variações da concentração do MPS entre os períodos estudados indicaram maiores valores no período de chuva em decorrência do elevado aporte fluvial e menores valores nos períodos de transição e seca, devido a maior influência da água marinha no sistema estuarino. A disposição dos pares TS indicaram a presença de duas massas de água distintas, sendo uma de origem continental, caracterizada pela elevada temperatura (T ≥ 30°C) e baixa salinidade (S ≤ 5 g.kg-1) e uma outra resultante da mistura desta com a água costeira. Nas análises da interações continente – oceano, o Transporte de volume (𝑇𝑣), Percentual de Água Doce (PAD) e Tempo de Residência (𝑇𝑟), indicaram um intenso escoamento em decorrência do aporte fluvial no período chuvoso, já nos períodos sazonais seguintes a intrusão salina foi predominante no sistema estuarino. Mas no geral os resultados indicaram que quanto maior o percentual de água doce maior é o tempo residual, conforme a influência da maré na região. Quanto às análises granulométricas dos sedimentos de fundo, a classe de Areia Média foi predominante no período de chuva e Areia Fina nos períodos de transição e seca. O Diagrama de Pejrup classificou o estuário do rio Parnaíba como um ambiente de hidrodinâmica alta e percentuais de Areia variando entre 90 –100% e através do balanço líquido das vazões, o estuário do rio Parnaíba foi classificado como importador.
Interno - 377637 - AUDALIO REBELO TORRES JUNIOR
Presidente - 1978142 - FRANCISCO JOSE DA SILVA DIAS