Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA FERRAZ PINHEIRO

2024-03-14 16:30:24.082

DISCENTE: LUCIANA FERRAZ PINHEIRO
DATA: 22/03/2024
LOCAL: Remota via Google Meet (https://meet.google.com/vfn-vyzk-ydu)
TÍTULO: ANÁLISE DE METAIS EM TARTARUGAS MARINHAS COLETADAS NO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES
PALAVRAS-CHAVES: Ameaças à biodiversidade; Bioacumulação; Poluição marinha.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO: Todas as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil estão classificadas como ameaçadas nas categorias "Vulnerável", "Em Perigo" ou "Criticamente em Perigo" na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e estão incluídas na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente. Vários aspectos contribuem para esse status de conservação, dentre eles, a presença de metais nos ambientes marinhos que consequentemente causam efeitos adversos à saúde das tartarugas. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as ameaças para as espécies de tartarugas capturadas nos Lençóis Maranhenses através do acúmulo de metais em tecidos alvo. Foram coletados materiais de 11 animais encalhados entre maio e novembro de 2016 e de 2 animais vivos capturados em julho de 2023. No Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Federal do Maranhão as amostras passaram pelo processo de secagem e pulverização e, em seguida, encaminhadas ao laboratório de Ciências Ambientais do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense onde foram submetidas à digestão úmida em micro-ondas e, em seguida, analisadas por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplados para a quantificação dos elementos Al, As, Ba, Cd, Cr, Cu, Fe, Li, Mn, Ni, Pb, Se e Zn. Os limites de detecção (μg/mL) foram: Al = 0,007; As = 0,009; Ba = 0,003; Cd = 0,001; Cr = 0,004; Cu = 0,004; Fe = 0,007; Li = 0,001; Mn = 0,003; Ni = 0,004; Pb = 0,004; Se = 0,009 e Zn = 0,003. Os elementos que apresentaram maiores concentrações médias em μg/g de peso seco no fígado foram: Al> Cd>Fe>Cu>Zn. O músculo exibiu maiores concentrações médias dos elementos: Al>Fe>Zn.
Interno - 1729838 - MARIANNA BASSO JORGE
Externo à Instituição - NATHALI GARCIA RISTAU - AMARES