Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO MORAES PINTO

2018-04-14 10:18:59.357

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO MORAES PINTO
DATA: 30/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: São Luís
TÍTULO: Efeitos crônicos do treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo sobre as respostas autonômicas e cardiovasculares em idosas
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento de Força; Restrição de Fluxo Sanguíneo; Idosos; Respostas Autonômicas; Respostas Cardiovasculares.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Existe uma direta relação entre avanço da idade e doenças crônicas não transmissíveis, sendo uma das principais causas de morte. Programas de treinamento vêm sendo utilizados no intuito de atenuar os efeitos deletérios do envelhecimento, assim, o de força é utilizado na prevenção/tratamento dessas doenças, trazendo benefícios cardiovasculares, metabólicos e autonômicos. O método de restrição de fluxo sanguíneo, consiste em restringir ou interromper o fluxo de sangue destinado a um grupo muscular por meio de um manguito durante realização de um exercício com intensidades inferiores, que além de melhorar o ganho de massa muscular e força, proporciona benefícios a pacientes acometidos por diversas doenças. O treinamento de força com o uso do método de restrição de fluxo sanguíneo é eficiente em promover modificações morfofisiológicas parecidos aos treinamentos de alta intensidade, porém existe uma lacuna que necessita de atenção e investigação, sobre as adaptações autonômicas e cardiovasculares que poderão ocorrer frente ao treinamento de força com o uso do método de restrição de fluxo sanguíneo nos idosos. Objetivo: Avaliar os efeitos do treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo sobre os parâmetros autonômicos e cardiovasculares em idosos. Metodologia: Estudo experimental com participantes de idade igual ou superior a 60 anos, sexo feminino, que não estejam incluídos em algum tipo de treinamento de força regular por pelo menos três meses, onde foram realizadas avaliações antropométricas, composição corporal, força máxima, coleta de sangue, análise da variabilidade da frequência cardíaca, monitoramento ambulatorial de pressão arterial, qualidade do sono, ansiedade e depressão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA
Interno - 2415022 - CHRISTIANO BERTOLDO URTADO
Interno - 1020434 - CHRISTIANO EDUARDO VENEROSO
Interno - 2360038 - JANAINA DE OLIVEIRA BRITO MONZANI
Externo ao Programa - 1808637 - SERGIO AUGUSTO ROSA DE SOUZA

fim do conteúdo