Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: FERNANDA LIMA SOARES

2018-07-10 14:15:22.643

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA LIMA SOARES
DATA: 12/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Nucleo de Esportes, sala 6
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE DOPPLER PORTÁTIL E OXÍMETRO DE PULSO NA DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL DE OCLUSÃO EM JOVENS SAUDÁVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo; pressão arterial de oclusão; oxímetro de pulso; doppler portátil.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: verificar o acordo entre doppler portátil (padrão ouro para a medida) e oxímetro de pulso na determinação da pressão arterial de oclusão. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 70 sujeitos (37 mulheres e 33 homens), com faixa etária de 18 a 33 anos. Os sujeitos foram avaliados em sessão única composta por avaliação antropométrica, resposta aos questionários PAR-Q e IPAQ e avaliação simultânea e blindada da pressão arterial de oclusão com doppler e oxímetro de pulso. Resultados: Os resultados demostraram excelente acordo entre os métodos pelo Kappa (0,963) e correlação muito forte via Spearman (rs=0,997). Discussão: A medida da pressão arterial de oclusão (PAO) é critério determinante para a execução precisa e segura de protocolos de restrição de fluxo sanguíneo associados ou não ao exercício físico. Atualmente a literatura nos sugere a utilização do recurso do Doppler portátil para medida precisa da PAO, entretanto, se trata de equipamento de ambiente hospitalar que exige manipulação técnica específica precisa e de alto custo, além de depender do silenciamento dos sinais sonoros da pulsação sanguínea que em muitos momentos pode ser gradativo ou até mesmo indistinguível, necessitando medidas repetidas até sua determinação, distanciando sua utilização da prática e tornando o acesso à metodologia de restrição de fluxo sanguíneo por muitas vezes restrito ao ambiente científico. Nesse sentido, propomos a utilização do oxímetro de pulso como metodologia financeiramente acessível, de fácil aplicação e determinação pontual devido a sua expressão visual e excelente acordo com o padrão ouro atual para tal medida, a fim de disponibilizar a determinação da PAO aos profissionais de educação física e contribuir para a popularização dos métodos de restrição de fluxo sanguíneo em âmbito não-laboratorial. Conclusão: O oxímetro de pulso demonstrou ser eficaz em aferir a PAO em comparação ao doppler portátil, podendo então ser adotado a partir desse momento como instrumento facilitador da realização dessa medida em ambientes acadêmicos, profissionais e de lazer permitindo a prática e técnicas de restrição de fluxo sanguíneo ainda mais segura, eficiente e acessível.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1997129 - CHRISTIAN EMMANUEL TORRES CABIDO
Interno - 1020434 - CHRISTIANO EDUARDO VENEROSO
Externo ao Programa - 2207378 - FLAVIO DE OLIVEIRA PIRES
Presidente - 2263518 - NELO EIDY ZANCHI
Interno - 2198203 - THIAGO TEIXEIRA MENDES

fim do conteúdo