Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA SILVA GONÇALVES

DISCENTE: CAMILLA SILVA GONÇALVES
DATA: 07/11/2019
LOCAL: Núcleo de Esporte
TÍTULO: Prevalência e Fatores associados a Dor Crônica e Doenças Crônicas não transmissíveis em uma comunidade universitária
PALAVRAS-CHAVES: Dor Crônica; Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Estilo de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados a Dor Crônica e Doenças Crônicas não transmissíveis na população universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacanga. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário online (MAFIS) composto por 91 perguntas. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS, versão 23.0 por meio de frequência absoluta e relativa, para verificar os fatores associados as DC e DCNT, utilizou- se o teste de Qui- quadrado com posterior montagem de modelo de regressão logística, o nível adotado foi de 5%. Resultados: A maioria eram do sexo feminino 60,6%, predominância de pardos 52,5%, solteiros 60,8% e com idade entre 18 a 25 anos. Quanto aos fatores de risco, 85% diz não fumar, 60,4% não consomem bebida alcóolica, 50% diz dormir até 6 h, mais da metade foram considerados inativos e insuficientemente ativos, nível de estresse 79,7% relatam possuir algum grau de estresse e os hábitos alimentares corresponderam entre bons e ótimos com 78,8%. Notou-se uma alta prevalência de DC na comunidade universitária de 80,6%, já para a presença de alguma DCNT apenas 28,8%. Quando comparados entre discentes e servidores, a dor teve uma prevalência de 80,4% e 83,1% respectivamente e as DCNT 28,2% pra discentes e 36,6% entre os servidores. Apresentaram associação com a DC apenas a variável sexo e com as DCNT foram: sexo, cor da pele, idade e o nível de estresse. Em relação aos impactos na rotina causados por DC e DCNT, mostrou-se que o sexo, o nível de atividade física e o nível de estresse estão associados. Discussão: Quanto a presença de dor as mulheres foram consideradas mais passíveis a possuir algum tipo de dor (p<0,02), como também para as DCNT, o sexo feminino apresentou uma prevalência significativa quando comparado ao sexo masculino com um valor de (p<0,001). A idade associada as DCNT, apresentou que aqueles entre 18 a 25 anos, estão mais suscetíveis a possuir alguma doença crônica, já as pessoas que se consideram “estressado” possuem 21 vezes mais chances de possuir alguma DCNT. Os impactos causados pela presença de DC e DCNT mostraram que aqueles que se consideram “pouco estressados” possuem um fator de proteção de 96% de sofrer com esses impactos. Conclusão: Os resultados nos mostram uma alta prevalência de DC na comunidade universitária, sendo o fator de risco mais presente dentre aqueles que compunha o Estilo de vida, o Nível de estresse. Dessa forma deve-se pensar em políticas e programas que atendam essa população trazendo bem-estar e saúde.
Interno - 2207618 - CARINA HELENA WASEM FRAGA
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR