Banca de DEFESA: JOSEANA ARAUJO BEZERRA BRASIL PINHEIRO

DISCENTE: JOSEANA ARAUJO BEZERRA BRASIL PINHEIRO
DATA: 28/11/2019
LOCAL: NÚCLEO DE ESPORTES/NTI
TÍTULO: EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NAS CAPACIDADES FÍSICAS DE JOGADORES DO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento de força. Capacidades físicas. Basquetebol em cadeira de rodas. Paraplegia. Amputação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Analisar os efeitos do treinamento de força muscular em diferentes capacidades físicas nos jogadores de basquetebol em cadeira de rodas. Materiais e Métodos: O estudo foi realizado de agosto de 2018 a janeiro de 2019 na Universidade Federal do Maranhão com jogadores de basquetebol em cadeira de rodas, paraplégicos com lesão medular, amputados ou vítimas de doenças. Esses jogadores foram submetidos à mensuração de medidas antropométricas da massa corporal, estatura, circunferências dos braços direito e esquerdo, da cintura, em seguida, aos testes de agilidade e velocidade. No segundo dia, executaram os testes de força de preensão manual e uma repetição máxima. Na agilidade, utilizou-se o teste em ziguezague adaptado; na velocidade o teste de corrida de 40m na cadeira de rodas esportiva; para preensão manual usou-se o dinamômetro portátil, obtendo a média de três tentativas. Os testes foram executados em quatro momentos: inicial, após 4 semanas, após 8 e após 12 semanas. Após a realização desses testes, foram submetidos ao treinamento de força por 12 semanas, realizando os exercícios: puxador frontal, supino reto sentado, rosca direta, tríceps francês, elevações frontal e lateral, rosca punho, rosca punho invertido. As cargas foram de 60%, 70% e 80% de uma repetição máxima, reajustadas a cada quatro semanas. Usou-se Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dos dados, análise de variância one way com medidas repetidas e teste de Tukey. Os resultados foram demonstrados pela média e desvio padrão, delta percentual, tamanho do efeito e poder estatístico > 80. Resultados: A média de idade de 36,5 ± 10,7; estatura 1,6 ± 0,1; massa corporal 67±14,6; circunferência da cintura 88 ± 11,6; do braço direito 32,6 ± 3,4; esquerdo 32,1± 2,6, Índice de Massa Corporal 25,1 ± 4,4. Na agilidade, o período de 12 semanas reduziu o tempo percorrido em 8,4%; na velocidade em 6,6%; Na preensão manual foi significante do inicial para 12 semanas em 10,4% mãos direita e 11,6% esquerda. Discussão: O estudo mostrou ganhos na força muscular em todos os momentos avaliados nos diferentes exercícios de musculação; que o período de 12 semanas foi eficaz nos ganhos percentuais, que variaram de 31,7 % no exercício puxador frontal a 74,7% no exercício rosca punho. Na agilidade, obteve-se 17,9 segundos inicial e 16,4 segundos final, sendo acima dos valores encontrados em outros estudos, que mencionaram 15,9s inicial e ré-teste 15,5s. Na velocidade, a redução do tempo foi 6,4%. Nos testes de preensões manuais direita e esquerda, os melhores resultados foram encontrados do inicial para 12 semanas. Conclusão: Todos os jogadores independentemente do tipo de deficiência ou classificação funcional apresentaram ganhos de força muscular na parte superior do corpo em 12 semanas de treinamento de força, demonstrados pela significância estatística, delta percentual, tamanho do efeito e poder estatístico >80. A agilidade, velocidade e força de preensão manual no mesmo período de treinamento obtiveram significância estatística, ganhos percentuais demonstrados pelo delta e tamanho do efeito pequeno e moderado e grande, contudo não apresentaram poder estatístico > 80.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO