Banca de DEFESA: MAYARA CARVALHAL DE OLIVEIRA

DISCENTE: MAYARA CARVALHAL DE OLIVEIRA
DATA: 04/12/2019
LOCAL: NTI
TÍTULO: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E APTIDÃO FÍSICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS INTEGRAIS E PARCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente, Escola, Atividade Física, Aptidão Física.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Avaliar o nível de atividade física (NAF) e aptidão física (APF) de estudantes de 15 a 17 anos de ambos os sexos matriculados no EM em escolas de tempo integral e parcial. Materiais e métodos: Amostra de 593 alunos da rede pública estadual de ensino médio, destes 271 de escolas integrais e 322 de escolas parciais. 312 do sexo feminino e 281 do masculino. Visitou-se 6 escolas e coletaram-se os dados em um único momento. Em sala de aula aplicou-se 3 blocos de questionários contendo 147 questões socioeconômicas, comportamentais, ambientais e relacionadas a prática de atividade física e aferiu-se a pressão arterial e frequência cardíaca (2x). Depois realizou-se uma avaliação antropométrica e física mensurando a massa corporal, estatura, circunferência da cintura, dobras cutâneas subescapular, tricipital, abdominal e de panturrilha. Foi aplicado os testes de flexibilidade, preensão manual, salto horizontal, abdominal e corrida de resistência de 6 minutos. Análise estatística: Para normalidade de variáveis quantitativas contínuas utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Dados tratados por procedimentos descritivos de frequências absoluta e relativa, prevalência e incidência, média, mediana, desvio padrão (DP), e intervalo de confiança de 95%. Para comparação de médias ou medianas entre estudantes, realizou-se análise de variância para medidas paramétricas e Kruskal-Wallis para as variáveis não paramétricas. Em medidas de associação, utilizou-se o teste do Qui-quadrado (χ2), seguido da modelagem de Regressão Logística Binária. As variáveis que apresentaram valor de p do teste de qui-quadrado <0,20, foram incluídas na modelagem estatística. Para todas as análises estatísticas, utilizou-se um erro α de 5% e β de 10%. O pacote estatístico foi o SPSS, versão 23. Resultados: Aumentam a chance de ser fisicamente ativos: quanto ao NAF, pais que estimulam seus filhos a praticar AF (95%), adolescentes que tem amigos que praticam AF (2,33 vezes), adolescentes que trabalham (93%) e o tempo residindo no bairro (11%). Não houve associação com o tipo de escola; quanto a APF, os homens (2,37 vezes) e estudantes de escolas regulares (1,42 vezes). Diminuem as chances de serem fisicamente ativos à medida em que aumenta um ano de idade (24,6%). Conclusão: O tipo de escola não interfere no nível de atividade física. Já alunos de escolas regulares tem mais chances de serem fisicamente ativos que de escolas integrais.
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR
Interno - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO