Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO SOARES LIMA

DISCENTE: PAULO SOARES LIMA
DATA: 17/07/2020
LOCAL: Remota/On-line
TÍTULO: Efeito do treinamento combinado sobre a composição corporal e função renal em pacientes transplantados renais: um ensaio clínico controlado e randomizado.
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Renal Crônica; Transplante de Rim; Exercício; Composição Corporal; Taxa de Filtração Glomerular.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Avaliar o efeito do treinamento aeróbio combinado ao de força em uma mesma sessão sobre a composição corporal e marcadores de função renal em pacientes transplantados renais. Materiais e Métodos: Após liberação do médico nefrologista responsável, os pacientes transplantados renais acompanhados no Centro de Prevenção de Doenças Renais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão foram convidados a participar do estudo e, posteriormente, responderam ao Questionário Internacional de Nível de Atividade Física e à Anamnese/Questionário de Entrevista Clínica. Em seguida, foram submetidos à avaliação física composta por: 1) antropometria e composição corporal (Pletismografia) 2) função renal obtida por meio dos prontuários dos pacientes (Uréia, Ácido Úrico, Creatinina e Taxa de Filtração Glomerular); 3) análise vetorial da impedância bioelétrica (Bioimpedância); 4) eletrólitos séricos obtidos por meio dos prontuários dos pacientes (Cálcio, Sódio, Potássio e Fósforo); 5) força de preensão palmar (Dinamometria Portátil); 6) capacidade aeróbia (Teste de Caminhada de seis minutos). Após todas essas etapas, o paciente era alocado cegamente segundo randomização prévia entre dois grupos: (a) treinamento aeróbio combinado ao de força em uma mesma sessão; (b) cuidados usuais. O programa de treinamento foi realizado três vezes na semana, em dias alternados durante 12 semanas. Após a intervenção, todos os voluntários foram reavaliados seguindo os mesmos protocolos realizados previamente. A normalidade dos dados foi testada (Shapiro-Wilk) e a as diferenças médias ajustadas entre os grupos foram calculadas (modelos lineares mistos). Resultados: O treinamento aeróbio combinado ao de força em uma mesma sessão mediou melhorias sobre percentual de gordura (Δ = -2,5%; p = 0,012), percentual de massa magra (Δ = 2,2%; p = 0,013), creatinina sérica (Δ = -0,5 mg/dL); p = 0,005), taxa de filtração glomerular (Δ = 27,7 mL/min/1,73m 2 ; p = 0,004), ureia sérica (Δ = -17,6 mg/dL); p = 0,009), cálcio total sérico (Δ = 1,0 mg/dL); p < 0,001), sódio sérico (Δ = -7,3 mmol/L); p = 0,015), potássio sérico (Δ = -1,4 mmol/L; p <; 0,001) e VO 2pico (Δ = 2,6 mL/min/Kg; p = 0,003). Entretanto, não foram observadas alterações sobre a análise vetorial da impedância bioelétrica e força de preensão palmar (p > 0,05). Conclusão: Devido às melhorias observadas sobre a composição corporal, função renal, eletrólitos séricos e capacidade aeróbia, este tipo de abordagem é sugerido enquanto estratégia para manutenção/aumento da sobrevida do enxerto renal e, consequentemente, da saúde dos pacientes transplantados renais.
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO
Interno - 1326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM