Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA VANISSE DE BRITO COSTA

DISCENTE: CLÁUDIA VANISSE DE BRITO COSTA
DATA: 11/09/2020
LOCAL: Remota
TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO SOBREPESO E À OBESIDADE EM UMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Sobrepeso. Obesidade. Estilo de vida. Universidade.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores associados ao sobrepeso e à obesidade na população universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Bacanga. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line (MAFIS) composto por 97 perguntas. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS, versão 23.0, por meio de frequência absoluta e relativa, para verificar os fatores associados ao excesso de peso e à obesidade. Utilizou-se o teste de Qui- quadrado com posterior montagem de modelo de regressão logística, e o nível adotado foi de 5%. Resultados: A prevalência do excesso de peso foi de 38,4%, sendo 26,9% de sobrepeso e 11,5% de obesos. Os homens apresentaram 47% maior risco ao excesso de peso (odds ratio, OR: 1,47, intervalo de confiança, IC:1,04, 2,08) e 65% maior risco à obesidade quando comparados às mulheres (OR: 1,65, IC:1,00, 2,73). Evidenciou-se também que, conforme a faixa etária avança, maior é o risco do excesso de peso e obesidade. Em relação aos comportamentos alimentares, quanto maior foi o consumo de refrigerantes ou bebidas açucaradas, maior foi o risco do excesso de peso e obesidade. Quem não consome bebidas alcoólicas apresentou maior risco ao excesso de peso comparados a quem consome (OR:1,56, IC: 1,10, 2,20). Quanto ao nível de atividade física, ser fisicamente inativo aumentou o risco de obesidade em 67% (OR: 1,67, IC: 1,00-2,77). Conclusão: Diante dos resultados encontrados, conclui-se que há uma considerável prevalência de sobrepeso e obesidade na população estudada, destacando o sexo masculino e aqueles em faixas etárias mais avançadas. Adicionalmente, consumo de bebidas açucaras foi associados ao excesso de peso e obesidade, e ser fisicamente inativo favorece o aumento da adiposidade corporal. Seriam de grande valia estratégias para a promoção de atividade física e redução do peso corporal por meio de mudanças que visem desenvolver hábitos de vida mais saudáveis na comunidade acadêmica.
Presidente - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR
Interno - 2207618 - CARINA HELENA WASEM FRAGA BIANCO