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Banca de DEFESA: VALERIA PAULA MENDONÇA

2021-04-13 17:01:44.039

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA PAULA MENDONÇA
DATA: 20/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Remota/On-line
TÍTULO: Frequência do conhecimento de resultado autocontrolado na aprendizagem motora de idosos
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Feedback. Liberdade de escolha. Timing coincidente. Envelhecimento.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: O conhecimento de resultado (CR) é uma categoria de feedback extrínseco com informações sobre o resultado do desempenho ao realizar uma tarefa e consiste um dos principais fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras. Os resultados do CR autocontrolado na aprendizagem de idosos não têm sido consistentes como em adultos, além disso, os estudos encontrados parecem não ter levado em consideração como a liberdade é utilizada pelo aprendiz no que diz respeito à frequência de solicitação resultante do autocontrole. Assim, o presente estudo investigou as frequências resultantes do autocontrole da solicitação de CR na aprendizagem de uma tarefa de timing coincidente com oclusão em idosos, buscando entender as suas estratégias de solicitação na condição autocontrolada. Participaram desse estudo 41 idosos, com média de idade de 65,2 (DP = 4,6). O delineamento experimental consistiu em quatro fases: baseline (4 tentativas), aquisição (84 tentativas); retenção e transferência imediatas (20 tentativas cada). Foram utilizadas como medidas principais de desempenho o erro absoluto, erro constante e erro variável, e como medida complementar as estratégias de solicitação de CR por meio de questionário (metade e final da fase de aquisição). Os resultados indicaram que os idosos solicitaram CR em quantidades totais diferentes, sendo possível identificar extremos de solicitação. A partir da frequência de solicitação de CR na fase de aquisição os participantes foram divididos em dois grupos (n = 13 cada): grupo Menor (63,9 ±3,7 anos) e grupo Maior (65,7 ±5,2 anos), que se diferiram na quantidade de solicitação de CR ao longo da fase de aquisição. Os resultados revelaram que ambos os grupos melhoraram o desempenho entre o baseline e a retenção nos erros absoluto e constante. Entretanto, o grupo Maior apresentou menor erro absoluto e constante em comparação ao grupo Menor tanto no teste de retenção como no de transferência. Referente às preferências de solicitação de CR em ambos os grupos a maioria dos participantes relataram manter a mesma estratégia: aleatoriamente, independente do desempenho, tanto na primeira como na segunda metade da fase de aquisição. No entanto, referente a não solicitação do CR, os grupos diferiram entre si, no grupo Menor a maioria relatou não solicitar CR após tentativas ruins na primeira metade da fase de aquisição e na segunda metade a maioria relatou não solicitar CR independente do desempenho. Já no grupo Maior, a maioria manteve a mesma estratégia, sempre quis ver o feedback. Em conclusão, o autocontrole de CR em idosos resultou em diferentes quantidades de solicitação e aqueles que solicitaram com maior frequência tiveram benefícios na aprendizagem de uma tarefa de timing com oclusão. Assim, os benefícios do CR autocontrolado em idosos podem estar associados à frequência de solicitação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171165 - CINTHYA WALTER
Interno - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA
Interno - 1146648 - EMANUEL PERICLES SALVADOR
Interno - 2042280 - MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO
Externo à Instituição - FLAVIO HENRIQUE BASTOS - USP

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