Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: DAIANE PEREIRA DA SILVA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
TÍTULO: EFEITO DA COMBINAÇÃO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBIO E CARVACROL SOBRE ATIVIDADE DO SISTEMA RENINA ANGIOTENSINA EM RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS
PALAVRAS-CHAVES: Carvacrol, Exercício aeróbio, Anti-hipertensivo, Angiotensina
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmisível, caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA), que eleva demasiadamente o risco de morbimortalidade por doença cardiovascuar. Contudo, são inumeros os métodos terapêuticos seguros para o controle da hipertensão, que dentre os não medicamentosos, os resultados envolvendo o tratamento por via oral do carvacrol parecem ser promissores. Ao carvacrol já foram atribuídas propriedade hipontesoras e anti-hipertensivas, sendo o vasorrelaxamento proporcionado pelo boqueio dos canais de cálcio o mecanismo mais investigado. Entretanto, a partir de trabalhos do nosso grupo de pesquisa, observamos efeitos importantes do carvacrol sobre a expressão gênica de receptores AT1 e MAS em tecido cardíaco e renal, evidenciando uma provável interação do carvacrol com o sistema renina angiotensina. Outra terapia não medicamentosa para o tratamento da HAS é o treinamento físico aeróbio, em que seus efeitos benéficos sobre os mecanismos de controle da PA já são considerados consenso na literatura. Avaliar o efeito da combinação do exercício físico aeróbio e carvacrol sobre atividade do sistema renina angiotensina em ratos espontaneamente hipertensos (SHR). Foram utilizados 6 grupos, cada um com 6 animais: G1- Wistar- controle normotenso tratado com sorbitol; G2- SHR controle hipertenso tratado com sorbitol; G3- SHR- tratado com losartana (50mg); G4- SHR- tratado com Carvacrol (20mg); G5-SHR- tratado com Carvacrol (20mg) + 60 minutos de exercício aeróbio; G6-SHR- treinado com exercício aeróbio 60 minutos. Os animais receberam tratamento com administração por gavagem durante 4 semanas e um protocolo de exercício físico sendo a intensidade ajustada a cada semana e com registro semanal de peso, consumo de ração, frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, diastólica e média. Ao final do tratamento, foram realizadas medidas bioquímicas de glicemia, uréia, creatinina, AST, ALT, triglicerídeos, colesterol total, HDL-C, LDL-C e VLDL-C. As dosagens séricas de angiotensina II, ECA e Angiotensina (1-7) ainda serão analisadas. Observamos que durante quatro semanas de tratamento houve efeitos anti-hipertensivos para todos os grupos tratados, o grupo carvacrol houve reduções com média de (PAS 162±24,1 mmHg; PAD 129±28,0 mmHg; PAM 141±25,8 mmHg) potencializando maiores reduções quando combinado ao exercício físico aeróbio (PAS 160±32,1 mmHg; PAD 120±33,0 mmHg; PAM 133±31,8 mmHg). O tratamento de 4 semanas não interferiu no consumo de ração e evolução ponderal. O protocolo de exercício físico utilizado foi eficaz e capaz de aumentar o desempenho físico. O tratamento reduziu os níveis de triglicerídeos e colesterol VLDL nos grupos SHR-Carv-20mg, SHR-Exer e SHR-ExerCarv. Entretanto os grupos Exer e mais acentuadamente o grupo ExerCarv apresenta maiores reduções em comparação aos outros grupos, esses dois grupos apresentam ainda reduções no Colesterol total (TC), TG/HDL e TC/HDL. Em relação aos parâmetros renais e hepáticos, o tratamento foi eficaz reduzindo os níveis séricos de Ureia e AST, mostrando melhoras na função renal e hepática nos grupos Los-50mg, Carv-20mg, Exer e ExerCarv. O carvacrol assim como sua combinação com exercício físico aeróbio é eficaz na redução da pressão arterial, assim como nos marcadores bioquímicos para parâmetros renais, hepáticos e lipídicos. Mas estudos são necessários para evidenciar o estudo do carvacrol sobre o sistema renina angiotensina.
Presidente - 2544893 - RACHEL MELO RIBEIRO
Interno - 3847130 - CARLOS JOSE MORAES DIAS