Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE PAIVA VIEIRA

DISCENTE: ELAINE PAIVA VIEIRA
DATA: 22/11/2021
LOCAL: Remota/on-line
TÍTULO: CORRELAÇÕES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA, CRONÓTIPO, QUALIDADE DO SONO E DESEMPENHO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Física. Cronótipo. Qualidade do sono. Desempenho acadêmico. Estudantes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar e correlacionar o volume de atividade física com as alterações nos indicadores de saúde e no desempenho acadêmico de estudantes universitários da cidade de Pedreiras, Maranhão. Materiais e Métodos: Foram avaliados 57 estudantes (63,2% do sexo feminino e 36,8 do sexo masculino), com idade entre 18 e 40 anos (25,2 ± 4,6). A prática de atividade física foi mensurada através do International Physical Activity Questionnair (IPAQ), a identificação do cronótipo foi realizada por meio do Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ) e, a determinação da qualidade do sono através do Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). O desempenho acadêmico foi verificado por meio das notas finais do 9° e 10° período do curso de enfermagem e 3° e 5° período do curso de educação física. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar a distribuição dos dados, sendo realizado o teste t Student paramétrico e o teste não paramétrico Mann-Whitney. Também foi utilizado o teste de qui-quadrado as variáveis categóricas. Resultados: Os resultados mostram que 45,6% da amostra relatou realizar atividade física pelo menos quatro vezes na semana. Na comparação entre os grupos, as estudantes apresentaram-se com maior tempo de prática de atividade física em dias da semana (p=0,0011) e horas por dia (p=0,0027). Quando analisado a classificação do score total de prática de atividade física através do IPAQ, não foi observado diferença estatisticamente significante entre os grupos (p=0,0632). Similarmente, não foi encontrado diferença significante estatisticamente entre os grupos quanto ao cronótipo (p=0,6501) e quanto a qualidade do sono (p=0,1427). Com relação ao desempenho acadêmico, observa-se que o grupo feminino apresenta maior percentual (91,7%) comparado ao masculino (66,6%) para as médias das notas entre 8 e 9 e superior a 9. Conclusão: Estudantes universitários do sexo feminino e masculino não se diferem quanto a classificação nos indicadores de atividade física, do cronótipo, da qualidade do sono e do desempenho acadêmico. Porém, estudantes do sexo feminino possuem menor eficiência do sono.
Presidente - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Interno - 2409611 - ALMIR VIEIRA DIBAI FILHO