Banca de DEFESA: THIAGO FELIPE DE MORAIS ALMEIDA

DISCENTE: THIAGO FELIPE DE MORAIS ALMEIDA
DATA: 11/11/2021
LOCAL: Link do Google Meet da defesa: https://meet.google.com/tdd-hmvv-voy
TÍTULO: VALIDAÇÃO E CONFIABILIDADE DO TESTE DE MARCHA ESTACIONÁRIA DE DOISMINUTOS EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO
PALAVRAS-CHAVES: Reprodutibilidade dos testes, osteoartrite, joelho
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Avaliar a confiabilidade intra e interexaminadores e validar o teste de marcha estacionária de dois minutos (TME2) na mensuração do desempenho funcional de pacientes com dor no joelho associado a osteoartrite. Métodos: Uma amostra de 50 pacientes foi utilizada para avaliar a confiabilidade intra e interexaminadores do TME2. Todas as execuções do TME2 foram registradas em tempo real e por vídeo, sendo o intervalo entre o teste e o re-teste de 7 a 14 dias. Foram realizadas as análises do coeficiente de correlação intraclasse (ICC2,3), intervalo de confiança de 95%, erro padrão da medida e alteração mínima detectável. O mesmo número de voluntários foi utilizado para testar a validade de construto por meio da correlação de Spearman (rho). Para tanto, foi correlacionado o TME2 com os demais instrumentos empregados no estudo: The Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index (WOMAC), Escala Numérica da Dor (END), Escala de pensamentos Catastróficos sobre Dor (EPCD), Questionário de Atividade Física Habitual de Baecke (QB) e Questionário de Auto-Eficácia sobre Dor (QAESD). A concordância entre o valor da contagem das elevações do joelho no TME2 em tempo real e a contagem da elevação dos joelhos realizada com base no registro de vídeo foi avaliado pela metodologia de Bland-altman, nos 4 momentos de realização do TME2. O software utilizado para as análises foi SPSS (versão 17, Chicago, IL, EU) e foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: O TME2 apresentou confiabilidade excelente, interexaminadores (CCI= 0,94) e Intraexaminador (CCI= 0,96). A concordância foi aceitável entre as avaliações feitas pelo examinados 1 e 2 no teste e no re-teste, com as análises realizadas em vídeo. Todos os instrumentos apresentaram correlação estatisticamente significativa com o TME2, exceto o QB. Foi encontrada magnitude de correlação acima de 0,50 entre o TME2, END durante movimentos ativos, e os domínios de dor e função do WOMAC. Discussão: Nosso estudo demonstrou que o TME2 tem uma excelente confiabilidade inter e intraexaminador, em uma população com osteoartrite de joelho. Corroborando outros achados em populações diferentes, como idosos e adultos jovens sedentários e não sedentários. A validade de construto do TME2 na população de osteoartrite de joelho, apresentou magnitude de correlação acima de 0,50 para a END durante movimentos e os domínios de dor e função do WOMAC. Conclusão: O TME2, mostrou-se valido para avaliar a capacidade funcional em pacientes com osteoartrite de joelho, com uma alta confiabilidade inter e intraexaminadores. O estudo respalda o uso do TME2 no contexto clínico e em pesquisas com pacientes que apresentam dor, associado a osteoartrite de joelho.
Presidente - 1997129 - CHRISTIAN EMMANUEL TORRES CABIDO
Interno - 2992278 - CRISTIANO TEIXEIRA MOSTARDA