Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO SERGIO CORREIA MARTINS

DISCENTE: PAULO SERGIO CORREIA MARTINS
DATA: 28/01/2022
LOCAL: Remota/on-line
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DO SONO EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Universitários. Atividade Física. Qualidade do Sono.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Objetivo: Verificar e correlacionar a quantidade de atividade física com a qualidade do sono em jovens universitários. Materiais e Métodos: A coleta dos dados foi realizada através da aplicação dos questionários: Questionário Internacional de Atividade Física-IPAQ, forma longa e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburg (PSQI), para avaliar o nível de atividade física e qualidade de sono, respectivamente. Foram avaliados, por conveniência, 13 universitários do gênero masculino da Universidade Federal do ABC da área de Ciências Exatas, Santo André, São Paulo, Brasil. Resultados: De acordo com os dados obtidos através do Questionário Internacional de Atividade Física-IPAQ, 50% dos alunos foram classificados como fisicamente ativos, 28% como irregularmente ativos, 22% foram classificados como muito ativos. Nenhum individuo foi classificado como sedentário. Já para o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburg (PSQI), 42% dos avaliados foram classificados com qualidade de sono ruim, 35% com boa qualidade de sono e 22% apresentaram distúrbio de sono. Discussão: Metade (50%) da amostra apresentou um comportamento fisicamente ativo em relação à prática de atividade física, e se tratando de qualidade de sono, 22% apresentaram distúrbio de sono, o que pode levar esses indivíduos à prejuízos no âmbito acadêmico. Conclusão: de acordo com os dados obtidos, grupo amostral é classificado como fisicamente ativo, porém, com a qualidade de sono comprometida.
Presidente - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Interno - 3229371 - ANDRÉA DIAS REIS