Banca de DEFESA: ELAINE PAIVA VIEIRA

DISCENTE: ELAINE PAIVA VIEIRA
DATA: 13/04/2022
LOCAL: Remota/on-line
TÍTULO: ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO, CRONÓTIPO E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Física. Cronótipo. Qualidade do sono. Desempenho acadêmico. Estudantes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: Estudantes universitários tendem a adotar condutas de saúde negativas, dentre elas, o baixo nível de atividade física e maus hábitos de sono, tornando a fase da graduação marcada por mudanças no estilo de vida. Todavia, baixos níveis de atividade física e poucas horas de sono estão associados tanto a resultados educacionais insatisfatórios como a resultados ruins de saúde física e mental. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar e correlacionar o nível de atividade física com as alterações nos indicadores do sono e no desempenho acadêmico de estudantes universitários. Materiais e Métodos: Foram avaliados 57 estudantes, 35 (61,4%) do curso de Enfermagem e 22 (38,6%) do curso de Educação Física com idade entre 18 e 40 anos (25,2 ±4,6). A prática de atividade física foi mensurada através do International Physical Activity Questionnair (IPAQ), a identificação do cronótipo foi realizada por meio do Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ) e, a determinação da qualidade do sono através do Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). O desempenho acadêmico foi verificado por meio dos componentes curriculares. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar a distribuição dos dados, sendo realizado o teste t Student paramétrico e o teste não paramétrico Mann-Whitney. Também foi utilizado o teste de qui-quadrado para as variáveis categóricas e o teste de correlação de Spearman. Resultados: O score da atividade física dos estudantes não está significativamente relacionado com o desempenho acadêmico tanto para o grupo Enfermagem quanto para o grupo Educação Física. Igualmente, a qualidade do sono e o cronótipo não possuem relação significativa com o desempenho acadêmico. Conclusão: Estudantes universitários dos cursos de Educação Física e Enfermagem não se diferem quanto a classificação nos indicadores de atividade física, cronótipo, qualidade do sono e desempenho acadêmico. E, não houve associação entre o nível de atividade física, o cronótipo, o índice de qualidade do sono e o desempenho acadêmico universitário.
Presidente - 2196693 - ANTONIO COPPI NAVARRO
Interno - 1326302 - CARLOS EDUARDO NEVES AMORIM