Banca de DEFESA: ELYNNE RAPHAELLA DE SOUSA GONZAGA PARPINELLI

DISCENTE: ELYNNE RAPHAELLA DE SOUSA GONZAGA PARPINELLI
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E ESTADO NUTRICIONAL DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física. Estado nutricional. Professores. Índice de massa corporal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: Os professores da Educação Básica estão cada vez mais desempenhando funções diversas e com menos tempo para cuidar de sua saúde, associando atividades laborais ao seu estilo de vida, e propensos a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, que podem ser evitadas a partir do equilíbrio entre atividade física regular e alimentação saudável. É importante a avaliação do nível de atividade física e do estado nutricional dos professores do Instituto Federal do Maranhão, visto que pode impactar direta ou indiretamente a saúde e a qualidade de vida dessa população. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física e o estado nutricional dos professores do Instituto Federal do Maranhão. Método: Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, de campo, de levantamento e transversal, realizada com amostra de 70 professores de 5 campi do Instituto Federal do Maranhão, sendo 59% do sexo masculino e 41% do sexo feminino, com médias de idade de 45,46 anos, peso de 76,93 quilos e altura 1,67 metros. A coleta de dados ocorreu mediante a utilização de questionário on-line enviado para o e-mail institucional dos professores, contendo a versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física e dados para classificar o estado nutricional, através do Índice de Massa Corporal. Realizou-se análise descritiva com apresentação dos dados quantitativos por meio de média e desvio padrão. Foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis para verificar a diferença significativa no IMC de acordo com sexo, idade e campus, e o teste qui-quadrado para verificar a correlação entre o nível de atividade física e o estado nutricional. Adotou-se um nível de significância de 5% para as análises. Resultados: Os níveis de atividade física apresentados pelos professores compreenderam ativo (36%), irregularmente ativo B (24%), irregularmente ativo A (20%) e sedentário (6%). Em relação ao estado nutricional 44% tem sobrepeso, 30% peso adequado, 19% obesidade grau I e 7% obesidade grau II. Conclusão: O maior percentual de professores foi de ativos e o maior percentual encontrado na classificação do estado nutricional correspondeu ao sobrepeso, evidenciando que não houve correlação entre nível de atividade física e estado nutricional.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 3229371 - ANDRÉA DIAS REIS