Instruções: Aproveitamento de Créditos e Deferimento de Requisitos Obrigatórios

2020-12-08 15:30:12.691

Instruções

Aproveitamento de Créditos e Deferimento de Requisitos Obrigatórios

De acordo com o regimento do Curso de Doutorado em Ciência da Computação – Associação UFMA/UFPI (DCCMAPI) podem ser solicitados pelos discentes os seguintes aproveitamentos de créditos, os quais não podem ultrapassar 70% do número total de créditos exigidos pelo DCCMAPI:

• O título de mestre pode ser utilizado para aproveitamento de até 24 créditos.
  • Uma vez utilizado o título de mestre para aproveitamento de créditos, disciplinas cursadas durante a realização do mestrado podem ser utilizadas como disciplinas individuais, desde que o aluno tenha integralizado mais que 24 créditos.
  • Disciplinas individuais, cursadas em outros programas de pós-graduação podem ser utilizadas para aproveitamento de créditos.

Adicionalmente os discentes também podem solicitar o deferimento de cumprimento dos seguintes requisitos obrigatórios para integralização do curso:

• Integralização das disciplinas obrigatórias
    • Proj. e Análise de Algoritmos
    • Engenharia de Software
    • Redes de Computadores
  • Integralização do estágio docência
  • Exame de proficiência em língua estrangeira

Para solicitar o aproveitamento de créditos o discente deve:

a)    Preencher e dar entrada no protocolo (UFMA/UFPI) o Requerimento de Aproveitamento  disponível em

b)    Anexar em um único arquivo pdf e enviar para o coordenador por email (dccmapi@ufpi.edu.br) o requerimento e os seguintes documentos, de acordo com a solicitação efetuada:

-   Aproveitamento de 24 créditos de mestrado

• Diploma de mestrado ou declaração de cumprimento de todos os requisitos para emissão do diploma;
  • Histórico escolar do Mestrado

-   Aproveitamento de créditos de disciplinas

• Histórico escolar do Mestrado

-   Integralização de disciplinas obrigatórias

• Histórico escolar do mestrado
  • Ementa da disciplina

-   Exame de proficiência em língua estrangeira

• Cópia do histórico escolar comprovando cumprimento do requisito

-   Integralização de Estágio Docência

• Comprovação de vínculo (contrato, carteira assinada ou ato de nomeação)
  • Declaração contendo as disciplinas lecionadas.

Para solicitar o Exame de Qualificação o discente deve:

a)     Preencher e dar entrada no protocolo (UFMA/UFPI) o Requerimento de Aproveitamento  disponível em

b)    Anexar em um único arquivo pdf e enviar para o coordenador por email (dccmapi@ufpi.edu.br) o requerimento e os seguintes documentos, de acordo com o Tipo de Exame a ser utilizado:

-   Exame de Qualificação

• Tipo I:
    • Comprovante de aceite do artigo;
    • Cópia do artigo submetido;
    • O discente terá o prazo de 6 meses para comprovar a publicação do referido artigo, sob pena de ter o exame de qualificação cancelado;
    • Tipo II:
      • Comprovante da submissão do artigo
      • Tipo III:
        • Cópia do manuscrito a ser submetido.