Banca de DEFESA: FRIDA BARBARA LEITE MEDEIROS
2022-09-21 08:48:29.809
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRIDA BARBARA LEITE MEDEIROS
DATA: 26/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: ONDE ESTÁ O INFOTENIMENTO? ANÁLISE DOS TELEJORNAIS MARANHENSES JMTV 1a EDIÇÃO E HORA D
PALAVRAS-CHAVES: Infotenimento; Telejornalismo; Televisão; JMTV 1a edição; Hora D.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: As inúmeras mudanças no modo de produzir e veicular informações ocorridas nos últimos anos
revelam que o jornalismo é movimento e está em constante adaptação para atender as
demandas comerciais das empresas de comunicação e aos anseios do tecido social na
contemporaneidade. Dentre essas alterações, mobilizamos como objeto de análise o
surgimento de um modelo híbrido no jornalismo televisivo, o infotenimento (DEJAVITE, 2006,
2007; GOMES, 2009; BELÉM 2015, 2017). Para tal, discorremos sobre transformações
ocorridas no telejornalismo brasileiro e as adaptações para atender a essas exigências com
recorte temporal a partir de meados do século XX até 2021. Durante a construção da presente
pesquisa, abordamos a inserção deste modelo nos conteúdos dos noticiários, assim como na
linguagem e na prática jornalística de quatro telejornais maranhenses: JMTV 1a edição das
cidades de Imperatriz e São Luís; e os telejornais Hora D, ambos produzidos e apresentados
também nestas duas cidades. Dessa forma, o ponto central desta pesquisa baseia-se em
compreender como o infotenimento se expressa no telejornalismo maranhense e refletir de que
forma reconfigura a prática telejornalística para manter-se como referência ao telespectador.
Para alcançar tal propósito, temos como objetivos específicos: a) Perceber como o
infotenimento re(define) as práticas nos telejornais e a forma de abordagem dos conteúdos; b)
Verificar quais as características e elementos de infotenimento nos telejornais maranhenses
JMTV 1a edição e Na Hora D; c) Compreender o que os profissionais entendem por
infotenimento e de que forma trabalham isso nas produções dos telejornais. Na construção
desse percurso, utilizamos de uma metodologia híbrida (quali-quanti) de natureza documental
focada na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006; MINAYO, 2001), com base na observação de
doze edições de cada um dos telejornais supracitados, veiculadas nos meses de julho e agosto
de 2021. Para a produção dos dados, utilizamos como ferramentas entrevista semiestruturada.
(BAUER E GASKEL, 2002; GIL, 1999), em que foram realizadas com seis profissionais dos
noticiários, entre produtores, repórteres, chefes de reportagem e editores. Na construção do
corpus, trabalhamos com seis categorias com recursos do infotenimento tais como: formato,
abrangência, temática, linguagem, condução e técnica. Assim observamos que os telejornais
fizeram uso desses elementos em 93 telerreportagens, que apareceram em reportagens,
quadros e outros espaços dos telejornais. Em suas formulações, também ressaltamos que
sujeitos da pesquisa afirmaram que as reformulações sociais afetam diretamente a forma de
consumo das informações e por consequência, o modo de fazer jornalismo. Como resultado,
evidenciou-se que os quatro telejornais analisados fazem uso do infotenimento de maneira
alinhada às linhas editoriais das emissoras e cumprem a função social do jornalismo. Deste
modo, concluímos que os quatro telejornais aproveitam as potencialidades trazidas pelas
mudanças sociais e esperamos que esta pesquisa permita que os profissionais da
comunicação reflitam sobre a complexidade e a contribuição que o infotenimento traz ao
jornalismo contemporâneo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 025.843.919-02 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Presidente - 1916001 - MARCELLI ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - VITOR CURVELO FONTES BELEM - UFS