Banca de DEFESA: FRIDA BARBARA LEITE MEDEIROS

DISCENTE: FRIDA BARBARA LEITE MEDEIROS
DATA: 26/09/2022
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: ONDE ESTÁ O INFOTENIMENTO? ANÁLISE DOS TELEJORNAIS MARANHENSES JMTV 1a EDIÇÃO E HORA D
PALAVRAS-CHAVES: Infotenimento; Telejornalismo; Televisão; JMTV 1a edição; Hora D.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: As inúmeras mudanças no modo de produzir e veicular informações ocorridas nos últimos anos revelam que o jornalismo é movimento e está em constante adaptação para atender as demandas comerciais das empresas de comunicação e aos anseios do tecido social na contemporaneidade. Dentre essas alterações, mobilizamos como objeto de análise o surgimento de um modelo híbrido no jornalismo televisivo, o infotenimento (DEJAVITE, 2006, 2007; GOMES, 2009; BELÉM 2015, 2017). Para tal, discorremos sobre transformações ocorridas no telejornalismo brasileiro e as adaptações para atender a essas exigências com recorte temporal a partir de meados do século XX até 2021. Durante a construção da presente pesquisa, abordamos a inserção deste modelo nos conteúdos dos noticiários, assim como na linguagem e na prática jornalística de quatro telejornais maranhenses: ‘JMTV 1a edição’ das cidades de Imperatriz e São Luís; e os telejornais ‘Hora D’, ambos produzidos e apresentados também nestas duas cidades. Dessa forma, o ponto central desta pesquisa baseia-se em compreender como o infotenimento se expressa no telejornalismo maranhense e refletir de que forma reconfigura a prática telejornalística para manter-se como referência ao telespectador. Para alcançar tal propósito, temos como objetivos específicos: a) Perceber como o infotenimento re(define) as práticas nos telejornais e a forma de abordagem dos conteúdos; b) Verificar quais as características e elementos de infotenimento nos telejornais maranhenses JMTV 1a edição e Na Hora D; c) Compreender o que os profissionais entendem por infotenimento e de que forma trabalham isso nas produções dos telejornais. Na construção desse percurso, utilizamos de uma metodologia híbrida (quali-quanti) de natureza documental focada na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006; MINAYO, 2001), com base na observação de doze edições de cada um dos telejornais supracitados, veiculadas nos meses de julho e agosto de 2021. Para a produção dos dados, utilizamos como ferramentas entrevista semiestruturada. (BAUER E GASKEL, 2002; GIL, 1999), em que foram realizadas com seis profissionais dos noticiários, entre produtores, repórteres, chefes de reportagem e editores. Na construção do corpus, trabalhamos com seis categorias com recursos do infotenimento tais como: formato, abrangência, temática, linguagem, condução e técnica. Assim observamos que os telejornais fizeram uso desses elementos em 93 telerreportagens, que apareceram em reportagens, quadros e outros espaços dos telejornais. Em suas formulações, também ressaltamos que sujeitos da pesquisa afirmaram que as reformulações sociais afetam diretamente a forma de consumo das informações e por consequência, o modo de fazer jornalismo. Como resultado, evidenciou-se que os quatro telejornais analisados fazem uso do infotenimento de maneira alinhada às linhas editoriais das emissoras e cumprem a função social do jornalismo. Deste modo, concluímos que os quatro telejornais aproveitam as potencialidades trazidas pelas mudanças sociais e esperamos que esta pesquisa permita que os profissionais da comunicação reflitam sobre a complexidade e a contribuição que o infotenimento traz ao jornalismo contemporâneo.
Interno - 025.843.919-02 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Presidente - 1916001 - MARCELLI ALVES DA SILVA