Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: SWELLEN DANUZA COQUEIRO FEITOZA DA SILVA

2022-10-18 09:26:24.769

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SWELLEN DANUZA COQUEIRO FEITOZA DA SILVA
DATA: 28/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: UM BRINDE À CULTURA: A REPRESENTAÇÃO DE ELEMENTOS IDENTITÁRIOS E REGIONAIS NOS PERFIS DO INSTAGRAM DE CERVEJARIAS ARTESANAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Cultura; Identidade; Regionalismo; Instagram; Cervejarias artesanais.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias comunicacionais adotadas nos perfis do Instagram de dez cervejarias artesanais no que diz respeito às representações de elementos identitários e culturais regionais. Serão analisadas, no período compreendido entre janeiro e dezembro de 2022, duas cervejarias de cada região do país: Norte - Amazon Beer (PA) e Cervejaria Boa Vista (RR); Nordeste - Caatinga Rocks (AL) e Cervejaria Uçá (SE); Centro Oeste - Cerveja Colombina (GO) e Cervejaria Moagem (MS); Sudeste - Cervejaria Búzios (RJ) e Cervejaria Diamantina (MG) e duas cervejarias ainda a ser definidas da região sul. A amostra selecionada busca compreender de que maneira as cervejarias artesanais se apropriam da identidade de um território e dos seus aspectos regionais utilizando-os em suas estratégias de divulgação das suas marcas. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem como proposta metodológica a Análise de Conteúdo, que consiste em criar categorias para classificar e analisar o conteúdo da amostra coletada no intervalo de um ano, através da observação de suas identidades e imagens organizacionais em suas descrições de perfis, destaques e feed do Instagram. O estudo contribui com a temática de cervejas e comunicação já que discorre sobre um assunto ainda pouco explorado na área. Partindo de uma revisão bibliográfica, resgatam-se conceitos de identidade e cultura (HALL, 2012; WOODWARD, 2012; BARBERO, 1997; ORTIZ, 1994); identidade e imagem organizacionais (KUNSCH, 2003; BALDISSERA, 2009; ARGENTI, 2014); e redes sociais (MARTINO, 2014; RECUERO, 2009).
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Breno José Andrade de Carvalho - UNICAP
Presidente - 025.843.919-02 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Interno - 1802174 - THAISA CRISTINA BUENO

fim do conteúdo