Banca de DEFESA: GABRIELA ALMEIDA SILVA

DISCENTE: GABRIELA ALMEIDA SILVA
DATA: 06/02/2023
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: O cenário midiático maranhense nas redes sociais: as características da cobertura informativa em perfis noticiosos no Instagram no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Maranhão, Instagram; Informação; Modelo híbrido do Gjol; Redes Sociais Digitais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta dissertação se propõe a investigar a cobertura noticiosa dos perfis informativos no Instagram no estado do Maranhão. A proposta deste estudo nasce da observação do crescimento destes perfis na região e a sua importância no cenário midiático local. A mídia maranhense é fortemente marcada pela influência dos conglomerados, ligados direta e indiretamente a grupos políticos, por uma cobertura local basicamente limitada à produção televisiva, além de, também, se tratar de um dos cinco estados brasileiros com maior proporção de desertos de notícia por população, segundo o Altas da Notícia (2020). Diante das circunstâncias que organizam o objeto, a sua relevância na conjuntura local e a necessidade de investigações que compreendam a atuação destes perfis, este estudo constitui a seguinte pergunta: Que tipo de cobertura noticiosa tem sido construída nos posts dos perfis informativos do Maranhão no aplicativo Instagram? Deste modo o objetivo geral do estudo é identificar as características do conteúdo postado pelos perfis maranhenses de notícia no Instagram, de maneira a ser possível analisar a tipologia do conteúdo e as marcas editoriais, compreendidas aqui como o ethos das páginas investigadas, na sua atuação informativa no ecossistema midiático local. Para compreender o funcionamento do objeto, o estudo adota uma abordagem teórica-metodológica proposta pelo modelo híbrido aplicado pelo GJOL (MACHADO; PALACIOS, 2007). A aplicação da metodologia orienta o pesquisador a percorrer etapas como: revisão bibliográfica; mapeamento; estudo de caso; e análise, que podem ser adaptadas considerando as particularidades de cada universo de estudo. Nesta dissertação, foram selecionadas as técnicas de pesquisa quantitativa: a) Mapeamento, com o objetivo de mapear o campo a ser investigado e a técnica de pesquisa no viés quanti-qualitativo a b) Análise de Conteúdo, de duas semanas dos posts dos perfis selecionados. No conjunto os dois modelos de levantamento e análises vão compor um Estudo de Caso que está entre os pilares da metodologia híbrida do GJol e que serve de alicerce para esta pesquisa. O recorte desta pesquisa se baseia na análise dos 10 perfis mais seguidos nas dez cidades mais populosas do Maranhão – São Luís, Imperatriz, Timon, Caxias, Codó, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda e Santa Inês. A amostra não-probabilística da pesquisa investigou duas semanas de publicação no feed dos perfis selecionados. Conclusivamente a pesquisa delineou um cenário de compartilhamento de informação de viés local, a produção informativa nestes perfis foi baseada em uma narrativa nos moldes do conteúdo em uma mídia social, em que se localizou postagens com cunho de entretenimento e publicidade. Observa-se, por fim, perfis que cumprem seu objetivo e papel na circulação de informação em um cenário regional com déficits comunicacionais.
Externo à Instituição - CARLOS FREDERICO DE BRITO D’ANDREÁ - UFMG
Externo ao Programa - 060.776.714-60 - CLARA BEZERRIL CÂMARA