Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: SWELLEN DANUZA COQUEIRO FEITOZA DA SILVA

2023-05-22 15:45:24.86

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SWELLEN DANUZA COQUEIRO FEITOZA DA SILVA
DATA: 05/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: UM BRINDE À CULTURA: ANÁLISE DE ELEMENTOS IDENTITÁRIOS E REGIONAIS NOS PERFIS DO INSTAGRAM DE CERVEJARIAS ARTESANAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Cultura; Identidade; Regionalismo; Instagram; Cervejarias artesanais.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias comunicacionais adotadas nos perfis do Instagram de dez cervejarias artesanais registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no que diz respeito às representações de elementos identitários e culturais regionais. Foram analisadas, no período compreendido entre janeiro e dezembro de 2022, duas cervejarias de cada região do país: Norte - Amazon Beer (PA) e Cervejaria Boa Vista (RR); Nordeste - Caatinga Rocks (AL) e Cervejaria Uçá (SE); Centro Oeste - Cerveja Colombina (GO) e Cervejaria Moagem (MS); Sudeste - Cervejaria Búzios (RJ) e Cervejaria Diamantina (MG); Sul - Cervejaria Tupiniquim (RS) e Cerveja Blumenau (SC). A amostra selecionada busca compreender de que maneira as cervejarias artesanais se apropriam da identidade de um território e dos seus aspectos regionais utilizando- os nas estratégias de divulgação das suas marcas. A pesquisa, de caráter qualitativo, tem como proposta metodológica a Análise de Conteúdo. Foram criadas cinco categorias gerais e cinco categorias relacionadas ao elemento cultural para classificar e analisar o conteúdo da amostra coletada, no intervalo de um ano. As identidades e imagens organizacionais também foram observadas por meio das descrições dos perfis, destaques e feed do Instagram. O estudo contribui com a temática de cervejas e comunicação, já que discorre sobre um assunto ainda pouco explorado na área. Partindo de uma revisão bibliográfica, resgatam-se conceitos de identidade e cultura (HALL, 2012; BARBERO, 1997; ORTIZ, 1994); identidade e imagem organizacionais (KUNSCH, 2003; BALDISSERA, 2009; ARGENTI, 2014); e redes sociais (MARTINO, 2014; RECUERO, 2009).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 025.843.919-02 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Externo à Instituição - KAROLINA DE ALMEIDA CALADO - UNIFESSPA
Interno - 1802174 - THAISA CRISTINA BUENO

fim do conteúdo