Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: MARY AUREA DE ALMEIDA COSTA EVERTON

2021-11-16 18:03:46.63

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARY AUREA DE ALMEIDA COSTA EVERTON
DATA: 01/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: OS OLHOS SÃO CEGOS: comunicação institucional interligada à representação social em fotolivro para Fundação Dorina Nowill para Cegos
PALAVRAS-CHAVES: comunicação institucional; Fundação Dorina Nowill para Cegos; identidade; imagem institucional; fotolivro.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A comunicação é uma das principais variáveis para a ocorrência de inclusão da pessoa com deficiência visual, pois quando se constrói um ambiente comunicacional favorável, ela passa a ter condições básicas de participação junto à sociedade. Neste trabalho, objetiva-se conhecer a comunicação institucional interligada à representação social sobre o cego, por meio de atributos da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante abordagem qualitativa/quantitativa e análise de dados qualiquantitativa. A tipologia da pesquisa foi exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica e documental. O universo foi composto por pessoas com deficiência visual das capitais de São Paulo e São Luís e videntes moradores desta. A amostragem foi constituída em três grupos distintos, Grupo A — ex-clientes da Fundação de São Paulo, pessoas com deficiência visual; Grupo B — pessoas que não possuem ligações com a instituição, mas são deficientes visuais e residem em São Luís; e Grupo C — pessoas videntes que não têm ligações com a Fundação e residem em São Luís. Fez-se a revisão teórica sobre comunicação organizacional e institucional, identidade e imagem institucional, representação social e identidade. Analisaram-se documentos produzidos pela Fundação, o que resultou na elaboração do contexto sócio-histórico da instituição. O instrumento da pesquisa foi constituído por questionário elaborado no GoogleDocs — formulários Google e recolhido de forma on-line. Para a análise dos dados usou-se a análise de conteúdo com auxílio do software IRaMuTeQ, e banco R para tratamento e discussão dos dados. Com base na investigação tratada, produziu-se um artefato fotolivro à Fundação como material de comunicação institucional interligado à representação social do cego. Dentre os resultados, concluiu-se que a interligação da comunicação institucional com a representação social auxiliou para o desenvolvimento de um material prático – fotolivro, eficaz na fixação da imagem institucional da Fundação.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1626171 - LI CHANG SHUEN CRISTINA SILVA SOUSA
Externo à Instituição - MARCELO PEREIRA DA SILVA - NENHUMA
Presidente - 407421 - PROTASIO CEZAR DOS SANTOS

fim do conteúdo