Banca de DEFESA: GIOVANA DIAS SILVA

DISCENTE: GIOVANA DIAS SILVA
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Variação temporal na dieta e na abundância de Helmintos do lagarto Strobilurus torquatus Wiegmann, 1834 (Squamata:Tropiduridae) na Floresta Atlântica, Nordeste da Região Neotropical
PALAVRAS-CHAVES: Endoparasitas; Sazonalidade; Nematoda; Trematoda; Brasil.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: As variações espacial e temporal podem influenciar a abundância e a ecologia das espécies de parasitas e até mesmo no processo de transmissão, além de poder influenciar na dieta, na reprodução e distribuição dos hospedeiros. Estudamos a influência sazonal sobre a dieta e endoparasitas do lagarto Strobilurus torquatus. Os dados utilizados no presente trabalho foram obtidos a partir das amostragens do projeto de pesquisa “Liberação Ecológica de Lagartos e Endoparasitas na Floresta Tropical Atlântica, Nordeste da Região Neotropical”. Foram analisados 33 lagartos, dos quais 30 estavam parasitados (prevalência geral de 90%), com as espécies Physaloptera lutzi (69,6%), Spauligodon loboi (51,5%), Strongyluris oscari (15,1%) e Haplometroides odhneri (3,03%). Nossa análise demonstrou que abundância de endoparasitas foi influenciada pela massa e pelo tamanho do corpo do hospedeiro, indicando que hospedeiros maiores abrigavam mais parasitas, além disso, observamos uma variação em relação ao sexo com os machos estando mais parasitados que as fêmeas, ao comparar as duas estações (seca e chuvosa) observamos que a maior abundância de endoparasitas ocorreu durante o período chuvoso, em relação à dieta não encontramos variação significativa entre os sexos, o mesmo ocorreu ao compararmos os dados de dieta entre as estações, demostrando uma elevada sobreposição de nicho, o que indica que os espécimes machos e fêmeas de S. torquatus consumiram praticamente as mesmas presas durante o período analisado. A influência do sexo do hospedeiro sobre abundância dos endoparasitas pode ser decorrente do comportamento mais territorial exercido pelos machos, o aumento da abundância de parasitas durante a estação chuvosa pode estar relacionado ao ciclo de vida das espécies encontradas, pois as espécies encontradas (P. lutzi, S. loboi, S. oscari e H. odhneri) atingem melhores condições com o aumento da umidade no ambiente.
Externo ao Programa - 1633455 - JIVANILDO PINHEIRO MIRANDA
Externo à Instituição - SAMUEL CARDOZO RIBEIRO - UFCA