Banca de DEFESA: JOELLYSON LUCAS DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS

DISCENTE: JOELLYSON LUCAS DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
DATA: 26/05/2023
LOCAL: Remoto pelo Google Meet
TÍTULO: Genética da conservação de plantas da Amazônia: uma abordagem cienciométrica
PALAVRAS-CHAVES: Revisão integrativa; Diversidade genética; Marcadores moleculares; Floresta Amazônia; ienciometria.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO: A floresta Amazônia é uma das regiões com maior índice de biodiversidade, com uma grande extensão territorial e hidrográfica distribuída entre países da América do Sul, características que a tornam um dos maiores biomas com grande relevância ecológica e econômica para o Brasil e para o mundo. Dentro de sua biodiversidade, se destacam as espécies que apresentam importância socioeconômica e cultural para os habitantes da região Norte do Brasil. Dentre essas o açaí (Euterpe oleracea Mart.) e a castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa Humn. & Bonpl.), entre outras, que são responsáveis por cerca de 45 milhões de toneladas de frutas produzidas anualmente gerando cerca de 49,8 bilhões de reais. Consequentemente, sua relevância incentiva a extração desses recursos naturais possibilitando, também, a perda de diversidade genética dessas espécies. A genética da conservação, por sua vez, é uma área do conhecimento que se dedica ao entendimento da variabilidade genética dos seres vivos, podendo ser aplicada no estudo de plantas. Essas pesquisas podem ser realizadas por meio do uso de marcadores moleculares, que são indicadores quantitativos e qualitativos sobre os aspectos genéticos, níveis de diversidade genética das populações e auxiliam no apontamento sobre o estado de conservação dessas espécies. Assim viabilizando o desenvolvimento de técnicas de conservação in situ e ex situ, por exemplo, evitando a extinção precoce de populações, como as que compreendem as espécies amazônicas. Ainda, a cienciometria é um ramo do conhecimento científico que faz o uso de análise estatística quantitativa das produções de dados que demonstram o estado da arte numa determinada área do conhecimento. Desse modo, sabendo-se da relevância dos estudos de genética da conservação, a cienciometria é promissora para demonstrar e inferir as principais características dos estudos desenvolvidos sobre a genética da conservação de espécies de plantas amazônicas, sendo esses argumentos que subsidiam o escopo deste trabalho.
Externo à Instituição - MARCOS VINICIUS BOHRER MONTEIRO SIQUEIRA - UEMG
Interno - 1012033 - RAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA MATOS