Banca de DEFESA: GILNEY SOARES NASCIMENTO

DISCENTE: GILNEY SOARES NASCIMENTO
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Remoto pelo Google Meet
TÍTULO: VALORAÇÃO DOS SERVIÇOS AMBIENTAIS FORNECIDOS POR UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AO OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO
PALAVRAS-CHAVES: Serviços Ecossistêmicos, Setor Elétrico, Áreas Protegidas, Modelo Matemático.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: A ausência de metodologia de cálculo, no Estado do Maranhão, para valoração dos serviços ambientais proporcionados pelas unidades de conservação (UC) estaduais justifica o projeto, especialmente para empreendimentos do setor elétrico, visto que geram grande impacto ambiental nas UC’s. Objetivou-se de forma geral propor uma metodologia de cálculo para determinação do valor para pagamento por serviços ambientais proporcionados por Unidades de Conservação Estaduais e suas zonas de amortecimento. Especificamente escolheu-se uma Unidade de Conservação no Estado do Maranhão para realização da pesquisa; identificar um empreendimento de geração e distribuição de energia elétrica que se beneficia de serviços ambientais proporcionados pela Unidade de Conservação escolhida para este estudo; relacionar os serviços ambientais gerados pela Unidade de Conservação estudada, através de uma matriz de significância; elaborar indicadores socioambientais que possibilitem gerar contribuição financeira para pagamento dos serviços ambientais, pelos empreendedores nas atividades de geração e distribuição de energia elétrica.. Espera-se que os resultados deste estudo seja utilizado por órgãos da administração pública que são gestores de unidades de conservação mediante a aplicação da metodologia de cálculo a ser elaborada, visando gerar contribuição financeira nos serviços ecossistêmicos proporcionados pelas áreas protegidas maranhenses aos exploradores de recursos naturais do setor elétrico e, ainda, que seja referência para outros pesquisadores que atuam na área de valoração ambiental, podendo subsidiar outras pesquisas para a construção de novos indicadores socioambientais.
Presidente - 135.929.168-74 - ANDREA PRESOTTO
Externo à Instituição - DIÓGENES FELIX DA SILVA COSTA - UFRN