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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA AHTANGE TAVARES DE OLIVEIRA

2020-10-06 10:59:24.584

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA AHTANGE TAVARES DE OLIVEIRA
DATA: 28/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual plataforma Google Meet
TÍTULO: DRAMATURGIA DA RUA: processo de criação de escrita dramatúrgica a partir das vozes da comunidade da Vila Luizão.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Teatro de rua; Dramaturgia; Narrativas; Memórias; Adolescentes; Comunidade.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa tem a intenção de escrever de forma colaborativa com dez (10) adolescentes residentes no bairro Vila Luizão, localizado na cidade de São Luís - MA, a dramaturgia da rua a partir das narrativas destes e de dez (10) moradores que participaram da fundação do bairro, com a proposta de cartografar as memórias e mapear os espaços de afetos relatados a partir das lembranças dos sujeitos da pesquisa. Utilizaremos a metodologia de pesquisa qualitativa/participante, pesquisaação, pesquisa cartográfica e método bricoleur, através de troca de mensagens via rede social e a escrita de cartas na intenção de provocar o relato de memórias pessoais e, ou coletivas, acreditando que esse exercício de escrita e a dinâmica de ir até os correios trará histórias e experiências antes esquecidas ou até nunca vividas. O objetivo da pesquisa é, escrever um texto dramatúrgico com os adolescentes da comunidade Vila Luizão, a partir das memórias narradas pelos moradores e dos próprios adolescentes moradores do bairro. Teremos como corpus de análise para a escrita do texto, dramaturgias alternativas para o teatro de rua, o Teatro da Vertigem, que utiliza o espaço urbano e pensa a cidade como dramaturgia capaz de oferecer um subtexto para as encenações. Apontaremos o trabalho do autor e diretor do Nóis de Teatro, em Fortaleza-Ceará Altemar Di Monteiro (2018) que apresenta através da dramaturgia o cotidiano dos moradores do bairros periféricos e o texto construído a partir dos sujeitos e suas memórias que transformam essas narrativas reais em dramaturgia misturando o real e o ficcional, a peça História de todos os dias da Cia Mira Mundo com direção de Michelle Cabral (2011) , que aborda temas como a tortura, a violência e a opressão social e que nos ajudará a pensar a escrita narrativa do bairro Luizão. A pesquisa tem como base bibliográfica autores como: André Carreira (2009), Liko Turle e Jussara Trindade (2016) Pupo (2005), Peter Szondi (2001), Patric Pavis (2005), Michel de Certeau (1998), Milton Santos (2006), Michael Pollak (1992). A pesquisa segue adaptando os procedimentos criativos e metodológicos a partir das transformações do contexto burilado pelos adolescentes e moradores do bairro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1767004 - MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA
Externo ao Programa - 565.424.450-72 - MÁRCIO SILVEIRA DOS SANTOS - UDESC
Externo à Instituição - NARCISO LARANGEIRA TELLES DA SILVA - UFU

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