Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIO THEISS

2020-10-10 15:44:45.619

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO THEISS
DATA: 27/10/2020
HORA: 10:30
LOCAL: Sala virtual plataforma Google Meet
TÍTULO: O NOIVA EM PERFORMANCE: UMA PESQUISA-CRIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Performance. Gênero. Pesquisa-criação. O noiva. Programa performativo.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo questionar a performatividade heteronormativa compulsória que assola as relações humanas, e que pode ser entendida como base estrutural das instituições de poder que regem os corpos humanos do ocidente. Para tanto, trago para esse estudo uma fotografia, intitulada O noiva, que utilizei para ritualizar o meu casamento com minha companheira no ano de 2012. Essa imagem também é uma representação de uma memória pensativa de menino, derivada de um apelido que recebi na infância: noiva. Essa investigação, guiada pelo método da pesquisa-criação em artes, busca uma forma de tornar público um evento privado, e para isso, se apoia nos estudos da performance. O texto preparado para o exame de qualificação se divide em três partes. A primeira parte apresenta o que origina esse estudo. Nela é descrita a construção da memória pensativa de menino e a concepção da fotoperformance O noiva. Também são narradas outras memórias que dão corpo a idealização dessa pesquisa. Na segunda parte, são expostos os primeiros estudos teóricos e práticos realizados durante esse primeiro ano de investigação. Com relação a parte teórica, são apontados desdobramentos em relação aos conceitos de pesquisa-criação em artes, de performance e de fotoperformance. Quanto a parte prática, são descritos os processos de criação e realização da performance O noiva (primeiro experimento prático) e do programa perfomativo (FABIÃO, 2013) (In)Correspondências (segundo experimento prático), este último concebido durante o período de isolamento social por conta do Coronavirus, sendo o mesmo respaldado por correspondência de cartas. Na terceira parte, é exposto o processo de desenvolvimento como performer do pesquisador, em sua dificuldade em escapar da dualidade de gêneros em seus experimentos práticos. O estudo aponta, até o presente momento, que a Pandemia trouxe a possibilidade de criação de um programa performativo (FABIÃO, 2013), até então impensado, no qual o pesquisador tem a oportunidade de se colocar frente a esta investigação como um performer errante, criando estratégias micropolíticas de transformação de si e do seu entorno social. As experiências narradas foram analisadas a partir dos temas que envolvem os estudos da performance, a performatividade de gênero e as estruturas sócio-políticas patriarcais. Para isso, foi iniciada uma conversa com a obra das autoras e autores Richard Schechner, Paul Zumthor, Eleonora Fabião, Luciana Lyra, Ileana Dieguez Caballero e Josette Féral no campo da performance; Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jacques Rancière no campo da filosofia e das ciências sócio-políticas; Judith Butler e Paul B Preciado no campo dos estudos de gênero.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1827171 - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 505.527.081-00 - MARIA BRIGIDA DE MIRANDA - UDESC
Interno - 1767004 - MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA

fim do conteúdo