Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRÍCIO THEISS
2020-10-10 15:44:45.619
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRÍCIO THEISS
DATA: 27/10/2020
HORA: 10:30
LOCAL: Sala virtual plataforma Google Meet
TÍTULO: O NOIVA EM PERFORMANCE: UMA PESQUISA-CRIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Performance. Gênero. Pesquisa-criação. O noiva. Programa performativo.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo questionar a performatividade
heteronormativa compulsória que assola as relações humanas, e que pode ser entendida
como base estrutural das instituições de poder que regem os corpos humanos do ocidente.
Para tanto, trago para esse estudo uma fotografia, intitulada O noiva, que utilizei para
ritualizar o meu casamento com minha companheira no ano de 2012. Essa imagem também
é uma representação de uma memória pensativa de menino, derivada de um apelido que
recebi na infância: noiva. Essa investigação, guiada pelo método da pesquisa-criação em artes,
busca uma forma de tornar público um evento privado, e para isso, se apoia nos estudos da
performance. O texto preparado para o exame de qualificação se divide em três partes. A
primeira parte apresenta o que origina esse estudo. Nela é descrita a construção da memória
pensativa de menino e a concepção da fotoperformance O noiva. Também são narradas
outras memórias que dão corpo a idealização dessa pesquisa. Na segunda parte, são expostos
os primeiros estudos teóricos e práticos realizados durante esse primeiro ano de investigação.
Com relação a parte teórica, são apontados desdobramentos em relação aos conceitos de
pesquisa-criação em artes, de performance e de fotoperformance. Quanto a parte prática, são
descritos os processos de criação e realização da performance O noiva (primeiro experimento
prático) e do programa perfomativo (FABIÃO, 2013) (In)Correspondências (segundo
experimento prático), este último concebido durante o período de isolamento social por conta
do Coronavirus, sendo o mesmo respaldado por correspondência de cartas. Na terceira parte,
é exposto o processo de desenvolvimento como performer do pesquisador, em sua
dificuldade em escapar da dualidade de gêneros em seus experimentos práticos. O estudo
aponta, até o presente momento, que a Pandemia trouxe a possibilidade de criação de um
programa performativo (FABIÃO, 2013), até então impensado, no qual o pesquisador tem a
oportunidade de se colocar frente a esta investigação como um performer errante, criando
estratégias micropolíticas de transformação de si e do seu entorno social. As experiências
narradas foram analisadas a partir dos temas que envolvem os estudos da performance, a
performatividade de gênero e as estruturas sócio-políticas patriarcais. Para isso, foi iniciada
uma conversa com a obra das autoras e autores Richard Schechner, Paul Zumthor, Eleonora
Fabião, Luciana Lyra, Ileana Dieguez Caballero e Josette Féral no campo da performance;
Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jacques Rancière no campo da filosofia e das
ciências sócio-políticas; Judith Butler e Paul B Preciado no campo dos estudos de gênero.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1827171 - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 505.527.081-00 - MARIA BRIGIDA DE MIRANDA - UDESC
Interno - 1767004 - MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA