Banca de DEFESA: JOÃO VICTOR DA SILVA PEREIRA

DISCENTE: JOÃO VICTOR DA SILVA PEREIRA
DATA: 25/11/2021
LOCAL: Sala virtual plataforma Google Meet
TÍTULO: MOSTRA ONLINE DE TEATRO NA ESCOLA: CRIANDO OUTROS TERRITÓRIOS PARA A PRÁTICA DA MEDIAÇÃO TEATRAL EM CONTEXTO MARANHENSE.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Mediação Teatral. Mostra de Teatro. Formação de espectador. Teatro Maranhense.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: A pesquisa de título provisório “Mostra Online de Teatro na Escola: criando outros territórios para a prática da mediação teatral em contexto maranhense.”, de abordagem qualitativa e de natureza intervencionista e descritiva, pretendeu acionar a metodologia da pesquisa-ação ao propor uma intervenção de formação de plateia em artes cênicas no estado do Maranhão, na qual envolvam-se três instâncias artístico-pedagógicas (professores, alunos e artistas), a partir da produção de uma mostra online de teatro na escola. Utiliza-se para discutir a mediação cultural autores como Oliveira (2011a; 2011b), Martins (2008), Barbosa e Coutinho (2009); mediação teatral diretamente relacionada à prática ‘com a cena’ em Pupo (2016), Oliveira (2011), Casemajor; Lamoureux; e Racine (2006); as discussões sobre a arte como experiência, pedagogia do espectador, arte participativa na cena contemporânea, uso das mídias virtuais na cena e teatro como acontecimento convivial e tecnovivial, com os estudos elaborados, principalmente: por Barbosa (2001), Desgranges (2008; 2010; 2011; 2017), Larrue (2020); e Dubatti (2007; 2020). A pesquisa adotou em seu percurso metodológico três etapas: 1) pesquisa bibliográfica e documental, para aprofundamento dos conceitos e tensionar as práticas de mediação cultural como política pública do estado do Maranhão; 2) pesquisa-ação, prevendo as etapas de residência artística; webnários formativos com professores da área; e a produção da mostra online de teatro na escola com um programa de mediação teatral envolvendo as instâncias da cultura e da educação; 3) análise e discussão produção da mostra online de teatro na escola a partir da bibliografia apresentada. A partir da investigação, suscita reflexões sobre as transformações e contribuições artísticas e pedagógicas a respeito dos estudos sobre mediação teatral e analisa a produção da mostra de teatro na escola como um espaço propício para uma mediação teatral em contexto maranhense.
Presidente - 1827171 - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LEONEL CARNEIRO - UFAC