Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CLÁUDIO MARCONCINE

2022-04-01 12:29:59.861

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CLÁUDIO MARCONCINE
DATA: 25/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UFMA (GOOGLE MEET)
TÍTULO: Dramaturgia do ator: processos criadores na Pequena Companhia de Teatro
PALAVRAS-CHAVES: Dramaturgia do ator; Dramaturgia do corpo; Processos criadores; Antropologia teatral.
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral
RESUMO: Esta pesquisa visa analisar como a dramaturgia do ator se consolida nos processos criadores na Pequena Companhia de Teatro. No escopo deste trabalho consideraremos como objeto de estudo o Quadro de Antagônicos (QdA), procedimento metodológico da Pequena Companhia de Teatro (PCT), com sede em São Luís, Maranhão, desenvolvido e aplicado na preparação de seus atores e na construção de personagens. Adotaremos, como unidade de análise para este estudo de caso os espetáculos: Entrelaços (2009); Pai&Filho (2010); e Velhos caem do céu como canivetes (2013). Como procedimentos metodológicos complementares, procederemos: uma revisão do procedimento adotado pela companhia para treinamento de atores e composição de suas personagens; detalharemos os caminhos do corpo do ator na construção de representações, considerando a aplicabilidade físico-energética do QdA, através de treinamentos em sala de ensaio; e sugeriremos uma organização dos processos criadores do ator na construção de suas personagens, a partir do treinamento preconizado pela PCT. As observações e estudos na construção da dramaturgia do ator se fixarão, inicialmente, na Antropologia Teatral de Barba (1995), na Teoria do Corpomídia em Greiner e Katz (2015) e a percepção energética em Moretti (2022). O método utilizado para abordar o problema de pesquisa é o estudo de caso, sendo a dramaturgia do ator na PCT o caso analisado, com três unidades. Os instrumentos de coleta de dados, são: as entrevistas focalizadas e semiestruturadas com os atores e diretor envolvidos nos três espetáculos (unidades de análise desta pesquisa); e anotações de experiências pessoais deste pesquisador em sala de ensaio. As fontes de dados, são: a observação participante natural deste pesquisador; os cadernos de encenação do diretor dos três espetáculos; blogue da PCT; apostila da oficina O QdA como instrumento de treinamento para o ator; vídeos dos três espetáculos na íntegra; registros em vídeo das três montagens/treinamentos; fotos dos três espetáculos; e pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados coletados utilizaremos o procedimento Análise Textual Discursiva (ATD). O resultado final será a escrita da dissertação, a sistematização dos processos criadores da PCT em plataforma virtual e uma demonstração técnica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1827171 - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA
Interno - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - RENATO FERRACINE - UNICAMP

fim do conteúdo