Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: SÁ DE MORAES PRETTO DATA: 13/09/2022 HORA: 10:00 LOCAL: UFMA - GOOGLE MEET TÍTULO: O TEATRO DO OPRIMIDO E A PERFORMANCE RUIDOSA: dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores PALAVRAS-CHAVES: Teatro do Oprimido; Performance; Espect-ator; Espectador; Estética autoral PÁGINAS: 40 GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes ÁREA: Artes RESUMO: Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria
entre espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na
Coletiva Ruidosa Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos
como objeto de estudo as performances relacionais de ambas as práticas cênicas e
que contem com a atuação de espectadores como vetores criativos da ação cênica.
A pesquisa tem como centro de reflexão a teoria sistematizada pelo teatrólogo
brasileiro Augusto Boal (2012), em seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, os
estudos de Bárbara Santos (2019) e Dodi Leal (2019), que apresentam novas
abordagens do TO e as experimentações cênico-performáticas desenvolvidas pela
coletiva Ruidosa Alma no cenário da produção teatral e performática. A pesquisa
pretende refletir sobre o potencial de práticas que abarquem a ação do espectador
como elemento constituinte do fenômeno cênico colaborando para construção de
uma cena ampliada e para outras compreensões sobre fazer teatral e o papel do
espectador.
MEMBROS DA BANCA: Externo à Instituição - ELTON PANAMBY ROSA DA SILVA (SARA PANAMBY ROSA DA SILVA) - UERJ Externo à Instituição - FABIANE TEJADA DA SILVEIRA - UFPel Presidente - 1767004 - MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA