Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: SÁ DE MORAES PRETTO

2022-08-26 11:57:23.867

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÁ DE MORAES PRETTO
DATA: 13/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: UFMA - GOOGLE MEET
TÍTULO: O TEATRO DO OPRIMIDO E A PERFORMANCE RUIDOSA: dimensões estético-políticas na relação entre o acontecimento teatral e espect-atrizes e espect-atores
PALAVRAS-CHAVES: Teatro do Oprimido; Performance; Espect-ator; Espectador; Estética autoral
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa visa analisar como se dão os processos de composição e coautoria entre espect-atrizes/espect-atores e o acontecimento teatral e performático na Coletiva Ruidosa Alma e no Teatro do Oprimido. Nesta abordagem, consideramos como objeto de estudo as performances relacionais de ambas as práticas cênicas e que contem com a atuação de espectadores como vetores criativos da ação cênica. A pesquisa tem como centro de reflexão a teoria sistematizada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal (2012), em seus escritos sobre o Teatro do Oprimido, os estudos de Bárbara Santos (2019) e Dodi Leal (2019), que apresentam novas abordagens do TO e as experimentações cênico-performáticas desenvolvidas pela coletiva Ruidosa Alma no cenário da produção teatral e performática. A pesquisa pretende refletir sobre o potencial de práticas que abarquem a ação do espectador como elemento constituinte do fenômeno cênico colaborando para construção de uma cena ampliada e para outras compreensões sobre fazer teatral e o papel do espectador.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELTON PANAMBY ROSA DA SILVA (SARA PANAMBY ROSA DA SILVA) - UERJ
Externo à Instituição - FABIANE TEJADA DA SILVEIRA - UFPel
Presidente - 1767004 - MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA

fim do conteúdo