Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: LETICIA CUNHA DE SOUSA

2023-02-09 13:52:04.126

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA CUNHA DE SOUSA
DATA: 03/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: UFMA GOOGLE MEET - meet.google.com/kvq-wggo-arx
TÍTULO: MEDIAÇÃO ARTÍSTICA NA SALA DE AULA: Protagonismo Juvenil na Cena, suas reverberações.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Mediação Artística. Protagonismo Juvenil. Experiência artístico-educativa. Desdobramentos Poéticos.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida em parceria ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo, potencializar o Protagonismo Juvenil em Artes de estudantes do 3º ano, entre as faixas etárias de 16 a 18 anos, do Centro de Ensino Médio Setor Leste (Brasília-DF), a partir da Mediação Artística. A Mediação Artística enquanto prática pedagógica é o eixo fundante e norteador para a realização deste estudo, atrelada às vivências dos estudantes participantes da pesquisa. Assim, a realização da mesma seguiu por duas abordagens metodológicas. A primeira abordagem foi uma Pesquisa Bibliográfica, utilizando diferentes autores para fundamentar a escrita e contribuir com as reflexões desta pesquisa, como: Ana Mae Barbosa (2005; 2007; 2018), Dominique Julia (2001), Flávio Desgranges (2008; 2010), João Barroso (2012), Jorge Larrosa Bondía (2011; 2015), Maria Lúcia Pupo (2011), Michel Foucault (1987), Michel Thiollent (1986; 2009), Ney Wendell (2011; 2014), entre outros. No que concerne à segunda abordagem, foi realizada uma Pesquisa-Ação desenvolvendo uma pesquisa de campo durante os meses de julho a dezembro de 2021 a partir da aplicação do Projeto Caminhos - desenvolvido pela pesquisadora desta dissertação - tendo como elemento motivador as obras artísticas Café Müller (1978) de Pina Bausch, No tempo da pandemia (2020) de Catherine M. O’Meara e Cálice (1978) de Gilberto Gil e Chico Buarque. As três obras artísticas atreladas a Mediação Artística buscou promover uma experiência artístico-educativa dando enfoque ao Protagonismo dos estudantes na produção de Desdobramentos Poéticos e reflexões aliandas a vivências e percepção de mundo entre estudantes de três turmas do Centro de Ensino Médio Setor Leste. Cabe destacar que durante a pesquisa de campo se estava vivendo o contexto pandêmico enfrentando as consequência do isolamento social da COVID-19
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Interno - 1767004 - MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA
Externo à Instituição - NEY WENDELL CUNHA OLIVEIRA - NENHUMA
Interno - 3125273 - TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO

fim do conteúdo