Banca de DEFESA: LETICIA CUNHA DE SOUSA
2023-02-16 08:18:50.912
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA CUNHA DE SOUSA
DATA: 03/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: UFMA GOOGLE MEET - meet.google.com/kvq-wggo-arx
TÍTULO: MEDIAÇÃO ARTÍSTICA NA SALA DE AULA: Protagonismo Juvenil na Cena, suas reverberações.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Mediação Artística. Protagonismo Juvenil. Experiência artístico-educativa.
Desdobramentos Poéticos.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida em parceria ao Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo, potencializar o
Protagonismo Juvenil em Artes de estudantes do 3º ano, entre as faixas etárias de 16 a 18
anos, do Centro de Ensino Médio Setor Leste (Brasília-DF), a partir da Mediação Artística. A
Mediação Artística enquanto prática pedagógica é o eixo fundante e norteador para a
realização deste estudo, atrelada às vivências dos estudantes participantes da pesquisa. Assim,
a realização da mesma seguiu por duas abordagens metodológicas. A primeira abordagem foi
uma Pesquisa Bibliográfica, utilizando diferentes autores para fundamentar a escrita e
contribuir com as reflexões desta pesquisa, como: Ana Mae Barbosa (2005; 2007; 2018),
Dominique Julia (2001), Flávio Desgranges (2008; 2010), João Barroso (2012), Jorge Larrosa
Bondía (2011; 2015), Maria Lúcia Pupo (2011), Michel Foucault (1987), Michel Thiollent
(1986; 2009), Ney Wendell (2011; 2014), entre outros. No que concerne à segunda
abordagem, foi realizada uma Pesquisa-Ação desenvolvendo uma pesquisa de campo durante
os meses de julho a dezembro de 2021 a partir da aplicação do Projeto Caminhos -
desenvolvido pela pesquisadora desta dissertação - tendo como elemento motivador as obras
artísticas Café Müller (1978) de Pina Bausch, No tempo da pandemia (2020) de Catherine M.
OMeara e Cálice (1978) de Gilberto Gil e Chico Buarque. As três obras artísticas atreladas a
Mediação Artística buscou promover uma experiência artístico-educativa dando enfoque ao
Protagonismo dos estudantes na produção de Desdobramentos Poéticos e reflexões aliandas a
vivências e percepção de mundo entre estudantes de três turmas do Centro de Ensino Médio
Setor Leste. Cabe destacar que durante a pesquisa de campo se estava vivendo o contexto
pandêmico enfrentando as consequência do isolamento social da COVID-19
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Externo à Instituição - NEY WENDELL CUNHA OLIVEIRA - NENHUMA
Presidente - 3125273 - TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO